Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Surfe / WSL

WSL: Brasileiros brilham no primeiro dia da etapa de Teahupoo

O Brasil se destacou na etapa de Teahupoo do circuito mundial da WSL; das oito baterias, cinco contaram com pelo menos um surfista do país sul-americano

Filipe Toledo, na WSL - Getty Images
Filipe Toledo, na WSL - Getty Images

A etapa de Teahupoo no circuito mundial da WSL foi um sucesso para os brasileiros. Enquanto Gabriel Medina estabeleceu os primeiros recordes desta sexta-feira, 11, Filipe Toledo garantiu a liderança do ranking do CT 23. Além disso, Yago Dora e Tatiana Weston-Webb também venceram em suas primeiras baterias. Essa é a última parada antes das finais da Rip Curl WSL, bem como a última chance de garantir vagas na WSL Final 5.

Vale destacar que a etapa também representa a chance de se classificar provisoriamente aos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Os recordes de Medina foram nas ondas de 4-6 pés no Taiti. Em dois tubos, somou 8,10 e 8,00 no triunfo por 16,10 pontos sobre dois havaianos. O brasileiro está vivo na disputa pelas últimas duas vagas do top 5 no ranking, que brigarão pelo título do Rip Curl.

Tati Weston-Webb, por outro lado, estreou no segundo confronto do dia já sabendo que não haveria a possibilidade de cravar uma vaga no top-5. A gaúcha tentou pegar alguns tubos, mas a prova ficou mais focada em manobras. A surfista de 27 anos já tem vaga garantida para as Olimpíadas de 2024.

Atual campeão mundial, Filipe Toledo cravou a vitória em sua estreia e já lidera o ranking final do CT 23, o que significa que ele pode buscar o bicampeonato de forma direta na melhor das três baterias do Rip Curl WSL Finals. Yago Dora também iniciou os seus trabalhos na etapa com um triunfo. João Chianca, o Chumbinho, ainda tenta manter a vaga no top 5, precisando apenas de uma bateria para oficializar a sua permanência.