Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Surfe / BOA MARCA!

Ondas gigantes: Lucas Chumbo pode registrar novo recorde

Atual marca mundial do surfe pertence ao alemão Sebastian Steudtner, que registrou 26,21 metros em 2022

Redação Publicado em 01/03/2024, às 15h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ondas gigantes: Lucas Chumbo pode registrar novo recorde - Reprodução/ YouTube
Ondas gigantes: Lucas Chumbo pode registrar novo recorde - Reprodução/ YouTube

O brasileiro Lucas Chianca, o Chumbo, surfou em Nazaré, Portugal, a onda que pode ter sido a maior da história. O surfista ainda espera a confirmação do Guiness World Records para saber se registrou um novo recorde nas ondas gigantes.

A estimativa é de que o “paredão” tenha atingido quase 30 metros de altura no momento em que Lucas deslizava por ela. O feito foi registrado no último dia 24 de fevereiro.

“São fortes emoções, tanto dentro do mar, quanto fora, esperando a homologação sair. A onda foi diferente, eu senti quando ela veio que seria algo único. Eu já estava idealizando fazer o recorde antes, entrei na água com esse sentimento”, disse Chumbo em entrevista ao jornal “O Globo”.

“Parecia que o dia inteiro estava em clima de duelo, voltado para o que íamos fazer. Ele entrou na água antes, enquanto eu ainda me preparava com a equipe. Eu sabia que iria ser diferente. Com ele na água foi muito mais legal. Ele pegava uma onda, eu remava querendo ir na de trás ou pegar antes dele. Viram um show de surfe”, completou.

Chumbo estava no mar com o alemão Sebastian Steudtner, atual dono da principal marca mundial. Steudtner alcançou 26,21 metros em onda surfada em 2022; à época, ele quebrou a marca que pertencia a Rodrigo Koxa (24,38 metros em 2017).

Lucas Chumbo é irmão do surfista João Chianca, que já está classificado para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O atleta das ondas gigantes é tetracampeão em Nazaré, no Nazaré Tow Challenge.