Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

CBF define punições para casos de racismo a partir deste ano

A CBF anunciou novas punições para os clubes em casos de racismo em suas competições a partir desta temporada; reincidência pode causar perda de pontos

Redação Publicado em 14/02/2023, às 15h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
CBF define punições por racismo - Getty Images
CBF define punições por racismo - Getty Images

Nesta terça-feira, 14, a CBF divulgou uma decisão importante na luta contra o racismo nos gramados do futebol brasileiro. Anunciada na reunião do Conselho Técnico na sede da entidade, as medidas passam por multa, perda de mandos, ou até de pontos, dependendo da reincidência dos casos de um mesmo clube, e/ou seus torcedores.

Ficou decidido então, que o primeiro caso será advertido com uma multa, em um valor que ainda não foi divulgado. No segundo, a perda de mandos de campo, ou partidas com o estádio fechado estarão previstos no regulamento, enquanto a terceira advertência terá a perda de pontos na competição em questão.

A pauta foi sugerida exatamente pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que já havia informado achar importante uma punição esportiva, para que os torcedores também se conscientizassem com o problema. Anteriormente, os regulamentos das competições nacionais não previam qualquer um dos casos.

Sabendo que poderia enfrentar resistência dos clubes, o presidente driblou qualquer necessidade de votação da questão, já que sabia que teria pelo menos algumas respostas negativas. O "Globo Esporte" realizou uma pesquisa sobre o assunto em 2022, e teve oito respostas contrárias nas Séries A e B, com seis a favor. Os outros clubes não responderam.

Competições de 2023 já terão nova regra em vigor
Competições de 2023 já terão nova regra em vigor / Créditos: Flickr CBF / Thais Magalhães

Sem ainda constar no regulamento das competições nacionais, as novas regras devem ser publicadas ainda nesta terça-feira, 14, confirmando assim a possibilidade de punições mais duras do que as atuais. Elas já entrarão em vigor para todos os torneios organizados pela CBF em 2023, como a Copa do Brasil e o Brasileirão.