Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / Parapan 2019

Petrúcio Ferreira conquista ouro no Parapan e dedica medalha ao irmão que faleceu de leucemia

O atleta conquistou o inédito ouro nos 400m da classe T47 (amputados de braço)

SportBuzz Digital Publicado em 26/08/2019, às 09h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Petrúcio Ferreira (Crédito: Divulgação CPB)
Petrúcio Ferreira (Crédito: Divulgação CPB)

Neste domingo, 25, segundo dia de competições dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, Petrúcio Ferreira conquistou no atletismo o inédito ouro nos 400m da classe T47 (amputados de braço).

O paraibano é campeão mundial e paralímpico nos 100m e 200m da classe T37, mas optou se dedicar aos 400m neste ano. Na semifinal, em Lima, ele cumpriu a distância em 49s70, mas claramente se poupando. Na final, três horas mais tarde, ele cruzou a linha de chegada em primeiro com sobras em 49s25 - mais de um segundo à frente do medalhista de prata, o venezuelano Samuel Colmenares (50s32), seu compatriota Renny Segueri herdou o terceiro lugar do brasileiro Thomaz Moraes, que foi desclassificado que terminou em terceiro, porém invadiu a raia vizinha.  

Emocionado com a vitória, Petrúcio dedicou o ouro ao irmão que faleceu esse ano de leucemia e ao sobrinho que nasceu há 3 meses. 

"Isso mexeu muito com meu psicológico. Mas vida que segue como ele sempre dizia. Sei que onde ele estiver, ele vai estar feliz com esse resultado aqui embaixo. Dedico a vitória a ele e a toda minha família. Inclusive ao meu sobrinho que nasceu agora, há três meses. Eu disse de manhã: 'titio vai correr hoje pra você! Não perca não!'", contou o atleta, em entrevista ao Globo Esporte. 

O Brasil está isolado na liderança do quadro geral do Parapan, com 79 medalhas. Das quais, são 27 de ouro, 23 prata, e as 29 restantes de bronze. Somente no domingo, a bandeira brasileira foi vista em 38 cerimônias de pódios nas arenas de competição peruanas - duas a menos que no sábado, 24, quando fomos 40 vezes laureados.