Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / ESPECIAL

As mulheres que fizeram história no esporte

O SportBuzz apresenta, nesta quarta-feira, no Dia Internacional da Mulher, um especial com algumas personalidades que colecionam atuações épicas em suas modalidades

Ligia de Toledo Saicali Publicado em 08/03/2023, às 10h00 - Atualizado às 12h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Serena Williams, Marta e Danica Patrick fizeram história no esporte mundial - Getty Images
Serena Williams, Marta e Danica Patrick fizeram história no esporte mundial - Getty Images

A data de oito de março é anualmente dedicada ao Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de trazer luz aos grandes feitos de personalidades femininas na História, mas, também, de apontar o quanto a luta pela igualdade perdura. Nos esportes, não seria diferente: o desequilíbrio entre os gêneros também é escancarado. Por isso, o SportBuzz traz mulheres que fizeram história em suas respectivas categorias e mostraram que a glória é para todo mundo.

MARTA

Sem poder estar de fora da lista, a nossa “Rainha”, Marta da Silva, foi eleita como a melhor jogadora de futebol no mundo pela Fifa em um total de seis vezes. Em sua vasta carreira, a atacante faturou dois Jogos Pan-Americanos, três Copas América, uma prata em Copa do Mundo e duas em Jogos Olímpicos. Por fim, Marta é a maior artilheira em Mundias da Fifa, tanto masculinos, quanto femininos, com 17 gols (acima de Miroslav Klose).

DANICA PATRICK

Um dos maiores nomes do automobilismo mundial: Danica Patrick pode não colecionar títulos, mas merece seu lugar na História pelo pioneirismo. A norte-americana foi a primeira mulher a triunfar na Formula Indy e a conquistar uma “pole position” pela NASCAR. Danica disputou 116 GPs, conquistou sete pódios, três poles e duas voltas mais velozes em sua carreira.

DIANA TAURASI

Ainda em atividade, aos 40 anos de idade, Diana Taurasi é um dos grandes nomes do basquete mundial. A jogadora do Phoenix Mercury, da WNBA, fatura quatro ouros olímpicos, três ouros em mundiais e foi três vezes campeã da liga norte-americana de basquete feminino. Foi eleita MVP da temporada de 2009.

Diana Taurasi, da WNBA e da Seleção de Basquete dos EUA
Diana Taurasi, da WNBA e da Seleção de Basquete dos EUA (Créditos: Getty Images)

SERENA WILLIAMS

Com rápida ascensão à fama ao lado de sua irmã, Venus, Serena Williams foi um fenômeno no tênis global, cuja hegemonia dominou ao longo de duas décadas. A ex-atleta obteve um marco ainda inalcançado por outras mulheres e, também, por outros homens: é a maior vencedora de Grand Slams simples, com 23 títulos (acima de Rafael Nadal e Novak Djokovic). Além disso, a norte-americana detém quatro ouros olímpicos.

RAFAELA SILVA

A judoca brasileira é mais uma da turma de pioneiras: foi a primeira atleta, entre homens e mulheres, a deter o título de campeã mundial e olímpica em seu esporte no país. Curiosamente, a carioca faz parte do programa esportivo das Forças Armadas Brasileiras e também tem patente de terceiro sargento na Marinha do Brasil.

LARISA LATYNINA

A ex-atleta oriunda da antiga União Soviética representou a sua nação, à época, com louvor: foram 18 medalhas olímpicas (sendo nove delas de ouro) conquistadas em sua carreira, o que a tornou a maior medalhista dos Jogos por décadas (foi superada em 2012 por Michael Phelps). Foi também uma das ginastas mais bem-sucedidas na história.