Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Kitty O’Neil: saiba mais sobre a pilota surda homenageada pelo Google

Kitty O’Neil é o grande destaque da página inicial do Google nesta sexta-feira, 24; conheça a dublê, atriz e automobilista norte-americana que fez história

Redação Publicado em 24/03/2023, às 12h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kitty O'Neil no Doodle desta sexta-feira, 24 - Reprodução/Twitter
Kitty O'Neil no Doodle desta sexta-feira, 24 - Reprodução/Twitter

A dublê Kitty O’Neil é a figura homenageada na página inicial do Google nesta sexta-feira, 24. A norte-americana, que faleceu em 2018, ficou conhecida pelo seu trabalho nas cenas de ação da atriz Lynda Carter na famosa série de televisão dos anos 70 “A Mulher Maravilha”. Ela também foi responsável pela dublagem de Lindsay Wagner na série “A Mulher Biônica”.

Kitty O’Neil nasceu há 77 anos, em 24 de março de 1946, filha de uma indígena norte-americana com um irlandês. Vale destacar que a dublê e automobilista foi afetada por uma série de doenças em seus primeiros meses de vida, quando também foi identificada como surda, condição que a acompanharia em toda a sua trajetória.

Além disso, O’Neil, quando viva, havia pontuado que a sua deficiência nunca representou um obstáculo à frente de seus objetivos, pelo contrário, servia como um “ativo” para a sua carreira e vida pessoal. A estadunidense já foi conhecida como “a mulher mais rápida do mundo”: suas ações como dublê a levaram até o mundo do automobilismo, estabelecendo um recorde terrestre para pilotas que, até hoje, não foi batido.

De maneira surpreendente, Kitty entrou nos livros de história ao viajar com uma média de 823 km/h em um veículo que era movido a foguete, denominado “The Motivator”. O’Neil também foi pioneira entre as mulheres ao ser a primeira a fazer parte da agência de dublês dos Estados Unidos, a Hollywood Stunts Unlimited.

Kitty O'Neil
Kitty O'Neil (Créditos: Reprodução/Twitter)

O sucesso da automobilista foi tamanho que ela até ganhou uma versão sua em boneca “Barbie”. Antes de falecer na cidade de Eureka, aos 72 anos, devido a uma pneumonia, Kitty destacou em uma entrevista de 2015 que gostou de ser dublê em Hollywood e que “não tinha medo de nada”.