Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Outros Esportes » FÓRMULA 1

Fórmula 1: GP da China é adiado pela FIA por conta da epidemia de coronavírus

A prova de Xangai estava programada para o dia 19 de abril; a decisão antecipada é explicada pelo desafio logístico da Fórmula 1

Gabriela Santos Publicado em 12/02/2020, às 10h50

Fórmula 1: GP da China é adiado por conta da epidemia de coronavírus
Fórmula 1: GP da China é adiado por conta da epidemia de coronavírus - GettyImages

Nesta quarta-feira, a FIA confirmou que o GP da China de Fórmula 1 será adiado devido à epidemia de coronavírus no país. A prova estava programada para o dia 19 de abril, mas ainda não tem a nova data confirmada. A expectativa é que o circuito de Xangai seja remanejada para o fim do calendário da temporada.

Ross Brawn, diretor esportivo da Fórmula 1, já havia afirmado que o GP da China não seria cancelado de imediato. Em entrevista coletiva na semana passada, o mandatário informou que a tentativa seria adiar a prova para outra data na temporada. O dirigente também descartou a troca do circuito chinês por outro já existente no calendário e também a inclusão de outro país na data prevista para a prova em Xangai.

Em nota, a FIA informa que a decisão foi por adiar a prova e preservar público, pilotos e funcionários das equipes, dando mais tempo até que o problema na China seja resolvido.

“O GP da China em 2020 foi adiado devido ao novo surto de coronavírus. Tendo em vista a contínua disseminação do coronavírus e após discussões com a Federação Chinesa de Automóveis e Motocicletas (CAMF), a Administração de Esportes de Xangai e a Juss Sports Group, promotora do Grand Prix, solicitou oficialmente o adiamento da prova. A FIA, junto com a F1, decidiu aceitar o pedido”, diz a nota da Federação, divulgada nas redes sociais da entidade máxima da modalidade.

A decisão antecipada se dá pelo desafio logístico da Fórmula 1, para levar todos equipamentos e combustível sejam levados até a China, uma vez que o transporte é feito por navio. Para que tudo chegue ao país a tempo da prova em abril, há duas janelas de envio das cargas, que seriam já nesta semana.

A FIA ainda vai definir a nova data do GP da China. A remarcação da prova também será um desafio da Fórmula 1, que tem a possibilidade de ser transferida para dezembro, depois do GP de Abu Dhabi. Contudo, os times não querem prolongar o calendário de 2020, que está previsto para se encerrar em 29 de novembro.

Segundo o site de notícias Planet F1, outras duas datas foram cotadas para remanejar a corrida no calendário da temporada, mas já teriam sido rejeitadas pelas equipes. A primeira opção oferecida foi após o GP da Hungria, no dia 9 de agosto, o que reduziria as férias de verão para duas e não mais três semanas. A outra sugestão foi o fim de semana entre os GPs do Brasil e de Abu Dhabi, no dia 22 de novembro, o que acarretaria em três finais de semana seguidos com provas.

A última vez que fatores externos interferiram em uma prova da Fórmula 1 foi em 2011, quando o GP do Bahrein, que abriria a temporada, foi cancelado em meio aos protestos políticos no país.
Até o momento, a China já registrou 44.730 casos e 1.114 mortes causadas pela epidemia de coronavírus. O GP de Xangai seria o terceiro, dos 22, do calendário original da Fórmula 1.


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!