Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NFL / NOVIDADE!

Por que os jogos da NFL no Natal são tão especiais para os americanos?

Quando falamos de jogos no feriado, muitos pensam no Dia de Ação de Graças, mas as partidas de Natal da NFL também são muito apreciadas

NFL - Getty Images
NFL - Getty Images

Pode não ser algo muito comum na vida dos telespectadores, mas de vez em quando os torcedores são agraciados com jogos no dia de Natal. O mais comum são as partidas de esportes norte-americanos acontecerem no Dia de Ação de Graças, feriado muito importante nos Estados Unidos. Porém, alguns embates são marcados para os dias 24 e 25 de dezembro.

Os jogos do Dia de Ação de Graças começaram a ser celebrados por volta de 1920 e desde 2006 são religiosamente três que acontecem na data. Em toda a história da NFL, houveram somente 22 jogos no Natal, sendo que o último aconteceu em 2020, entre New Orleans Saints e Minnesota Vikings.

Voltando um pouco na história, o primeiro jogo de Natal foi entre Dallas Cowboys e Minnesota Vikings. A partida, que coincidentemente fazia parte dos playoffs da NFL, foi vencida pelos texanos, que avançaram na ocasião para a disputa de título da NFC. No mesmo dia, o Miami Dolphins vencia o Kansas City Chiefs e avançava à final da AFC. Porém, os próximos duelos natalinos acabavam acontecendo durante a temporada regular, sendo muitos na semana 16.

E, mesmo que alguns acabaram sendo grandes decepções, alguns jogos são memoráveis para os torcedores, como o duelo entre Pittsburgh Steelers e Baltimore Ravens, em 2016, que se resumiu a um passe dramático para touchdown de quatro jardas de Ben Roethlisberger para Antonio Brown faltando nove segundos para garantir uma vitória por 31-27 e um título de divisão no processo.

Se os jogos de Natal começaram a criar tantas memórias interessantes nos espectadores, por que são tão raros de acontecer?

O maior problema vem com a programação rotativa do feriado, em comparação com o local definido para o Dia de Ação de Graças no calendário de cada ano. A cada ano, a liga pode planejar a quarta quinta-feira do mês de novembro com três partidas. Entretanto, o dia de Natal não segue as mesmas. Mesmo que o dia ocasionalmente caia em um domingo ou uma segunda-feira, geralmente não coincide com um dia que se alinha com a lista habitual de jogos da NFL.

A liga assumiu o controle do cenário televisivo aos domingos, segundas à noite e agora às quintas à noite, com alguns jogos aos sábados no final da temporada, assim que o futebol universitário começa a mudar para sua programação de bowl.

Porém, mesmo quando o Natal acaba caindo em um desses dias, a NFL tende a mudar a programação, optando por um dia inteiro de jogos na véspera, colocando um ou dois jogos no dia de Natal para preencher a lacuna. Então, se o feriado cai em uma terça ou quarta-feira, isso quase garante que a liga não tenha um jogo agendado para aquele ano. “Quase” por conta do que aconteceu nos anos de 2009 e 2020.

Com a véspera de Natal caindo em uma quinta-feira e o feriado caindo em uma sexta-feira de cada ano, a liga optou por mudar sua programação, mudando seu jogo habitual de quinta à noite para um confronto de sexta à tarde. Portanto, ao invés de uma edição clássica do Thursday Night Football em 2009, os fãs tiveram um confronto na sexta à noite entre o San Diego Chargers e o Tennessee Titans. Já em 2020, a liga escolheu um especial de sexta-feira à tarde apresentando os Saints e os Vikings.

Então, desde a temporada 2020/21, a NFL sempre busca colocar jogos entre os dias 24 e 25, criando uma tradição de trazer entretenimento para os torcedores em todo os Estados Unidos. Na atual temporada, 10 jogos aconteceram na véspera, enquanto outros três acontecem nesta segunda-feira, 25, dia de Natal.

Natal na NFL - Créditos: Getty Images
Natal na NFL - Créditos: Getty Images

Às 15h (horário de Brasília), o Kansas City Chiefs enfrenta o Las Vegas Raiders, no Arrowhead Stadium. Já às 18h30, o Philadelphia Eagles entra em campo contra o New York Giants, no Lincoln Financial Field. Por fim, às 22h15, o San Francisco 49ers duela contra o Baltimore Ravens, no Levi’s Stadium.