Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NFL / SUPER BOWL LVII

NFL: o que é o Super Bowl?

A edição de 2023 do Super Bowl, na NFL, está marcada para o próximo domingo, 12; veja tudo o que você precisa saber sobre um dos maiores eventos esportivos do mundo

Redação Publicado em 06/02/2023, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Super Bowl da NFL, em 2022 - Getty Images
Super Bowl da NFL, em 2022 - Getty Images

O Super Bowl da NFL é um dos eventos mais importantes de todo o mundo no âmbito esportivo. A finalíssima de 2023 da maior liga de futebol americano está marcada para ocorrer no próximo domingo, 12, a qual será definida entre Philadelphia Eagles e Kansas City Chiefs, às 20h30 (horário de Brasília).

O embate entre as equipes será realizado no State Farm Stadium, na casa do Arizona Cardinals, em Phoenix. O Super Bowl passou a ser disputado em 1967, a partir da junção das duas principais conferências da liga, a NFC e a AFC. É a liga esportiva com a maior média de público no mundo, considerada também uma das mais ricas e lucrativas, especialmente no universo do marketing.

O evento já está enraízado na cultura dos Estados Unidos, sendo o segundo dia com o maior consumo de bebidas no país, perdendo apenas para o Dia de Ação de Graças. O campeão das primeiras edições foi o Green Bay Packers, em 1967 e 1968, conduzido pelo treinador Vince Lombardi. O nome do técnico foi atribuído ao prestigiado prêmio “Vince Lombardi Trophy”, que é dado ao campeão da partida.

Desde o Super Bowl XXXVI, o sistema de segurança do evento é organizado pelo Serviço Secreto dos EUA, em razão dos ataques terroristas às “Torres Gêmeas”, ocorridos em 11 de setembro (de 2001). O Chiefs soma duas edições conquistadas; na mesma “era”, após a fusão das ligas, o Eagles faturou um troféu, em 2018, obtido contra o Patriots (sem considerar títulos gerais).

Arena em que será realizado o Super Bowl da NFL em 2023
Arena em que será realizado o Super Bowl da NFL em 2023 (Créditos: Getty Images)

O SHOW DO INTERVALO

Além da questão esportiva, o Super Bowl representa um grande ato anual do entretenimento artístico: além do desejo de serem convidados a interpretar o hino nacional antes da partida, ser a grande atração no show do intervalo na final da NFL é um dos maiores objetivos na carreira para muitos cantores. Neste ano, Rihanna marcará o seu retorno aos palcos após um hiato na atividade musical e o nascimento de seu primeiro filho.

A expectativa, aliás, é de que o show da cantora de Barbados supere o recorde de sua velha amiga na indústria: Katy Perry é a responsável pela maior audiência registrada na história de um show de intervalo no Super Bowl. A californiana havia atraído cerca de 118,5 milhões de espectadores para frente da TV nos Estados Unidos.


Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!