Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NFL / JOGADA MILAGROSA

Hail Mary: conheça a jogada que pode garantir a vitória na NFL em segundos

Conhecida como “a última chance”, Hail Mary é uma das jogadas mais emblemáticas e desesperadas da NFL; mas a ousadia pode compensar

Aaron Rodgers em 2015 - Getty Images
Aaron Rodgers em 2015 - Getty Images

Segundos finais da partida, o time precisando de uma última aposta desesperada para conseguir vencer. No futebol americano, existe uma jogada conhecida por ser “a última chance”, geralmente utilizada quando as equipes estão na beira do abismo e precisam a todo custo de um ponto para virar. A jogada é chamada de Hail Mary e, por mais que seja ousada, já rendeu várias vitórias para algumas franquias da NFL.

O que é um Hail Mary?

O Hail Mary (Ave Maria, em português) é uma jogada de passe que já dá para entender o propósito somente pelo nome, que é realizada como a última esperança de um time vencer ou empatar a partida. Geralmente, ela acontece nos segundos finais de um duelo.

Como é realizada?

A jogada, em formação clássica, tem três wide receivers e um tight end se alinhando na linha de scrimmage, correndo para o mesmo ponto da endzone assim que é dado o snap. O quarterback recua e tenta ganhar o máximo de tempo possível antes de lançar a bola em profundidade. O destino do jogo será então decidido em uma pilha de WRs, safeties e cornerbacks que se acotovelam na busca para apanhar a bola.

De onde surgiu a jogada?

O termo “Hail Mary” foi utilizado pela primeira vez pelo time de futebol americano da Universidade de Notre Dame, uma tradicional escola católica dos Estados Unidos da América. Já na NFL, tudo começou nos playoffs de 1975, quando Roger Staubach, quarterback do Dallas Cowboys, lançou o passe para touchdown com 26 segundos no relógio, virando a partida contra o Minnesota Vikings. Depois da partida, o jogador afirmou que na hora do lançamento havia somente “fechado os olhos e rezado uma Ave Maria”.

Vezes marcantes que o Hail Mary foi usado

‘Fail Mary’

Em uma partida da primeira semana da temporada regular de 2012, o Green Bay Packers contra o Seattle Seahawks, lá em Seattle. Nos últimos segundos, Russell Wilson lançou a bola no meio da pilha de jogadores amontoados da end zone, sendo clareamento interceptado pelo safety M.D. Jennings, mas o árbitro do jogo considerou que o WR Golden Tate havia completado o passe, validando o touchdown e dando a vitória para os donos da casa.

Green Bay Packers contra o Seattle Seahawks em 2012 - Créditos: Getty Images
Green Bay Packers contra o Seattle Seahawks em 2012 - Créditos: Getty Images

Lançando para a virada

Em 2015, novamente envolvendo o Green Bay Packers, a Hail Mary foi acionada. O quarterback Aaron Rodgers lançou uma bola para 61 jardas que acabou sendo pega por Richard Rogers e deu a virada considerada milagrosa para a franquia contra o Detroit Lions, em Michigan, com o duelo terminando vencido por 27 a 23 pelos visitantes. O lançamento do QB foi o mais longo para uma vitória na história da NFL.