Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
NFL / BRASILEIROS!

Conheça Cairo Santos, o único representante do Brasil na NFL atualmente

Jogador está na NFL desde o ano de 2014, mas não é o único brasileiro a ter uma carreira no futebol americano dos Estados Unidos; veja quem são os outros que já passaram pela liga

Cairo Santos na NFL - GettyImages
Cairo Santos na NFL - GettyImages

Desde 2014, a NFL conta com pelo menos um jogador brasileiro em todas as temporadas. Nesta quinta-feira, 7, mais um ano de futebol americano começou e outra vez tem um representante do Brasil em um dos esportes mais lucrativos e assistidos de todo o mundo.

Com 31 anos de idade, Cairo Santos é natural de Limeira, no interior do estado de São Paulo, atua como Kicker pelo Chicago Bears. Desde 2007, o brasileiro está nos Estados Unidos, indo para cursar seu ensino médio na Flórida, conseguiu uma bolsa de estudos para a Universidade de Tulane, em Nova Orleans, para jogar futebol americano no ano de 2012.

Em seu primeiro ano na faculdade, Cairo foi um dos destaques da posição. Mesmo jogando como kicker, a altura do jogador, que tem cerca de 1,73m, foi um empecilho no desenvolvimento de sua carreira, mas no ano de 2014, o brasileiro assinou seu primeiro contrato na NFL, com o Kansas City Chiefs.

No Kansas até 2017, Cairo perdeu a posição por conta de uma lesão. No mesmo ano, assinou com o Chicago Bears, ficando poucos meses, até o encerramento da temporada. Em 2018, fechou com o New York Jets, mas foi dispensado, novamente por uma lesão. Sem time, o brasileiro conseguiu um contrato com o Los Angeles Rams, para substituir o kicker que estava machucado. Quando se recuperou, enfrentou uma nova dispensa na NFL.

Já em 2019, assinou com o Tampa Bay Buccaneers, mas acabou sendo cortado depois da pré-temporada. Cairo até assinou com o Tennessee Titans, mas por conta da irregularidade, não seguiu no time. Em 2020, voltou para o Chicago Bears, franquia que defende até hoje como titular.

Mas, outros brasileiros já passaram pela liga. Além de outros nomes que não nasceram no Brasil, mas se identificam com o país. Bruno Giacomini nasceu em Massachusetts e é filho de pais brasileiros. Jogou como Right Tackle e já atuou por times como Green Packers e pelo Seattle Seahawks, sendo campeão em 2014.

Durval Queiroz, mais conhecido como Duzão, nasceu em Cuiabá, no Mato Grosso. Foi o primeiro brasileiro que chegou até a NFL vindo do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, entrando na liga pelo programa International Player Pathway Program, que dá a oportunidade de sete jogadores estrangeiros de disputarem quatro vagas na liga. Em 2019, assinou um contrato de três anos com o Miami Dolphins, mas enfrentou problemas com o time da Flórida e foi dispensado em 2022. Além deles, Rodrigo Blankenship, nascido na Georgia, mas filho de uma brasileira nascida em Recife, no Pernambuco, também tem uma proximidade com o Brasil.