Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Lutas / MMA / MUNDIAL DE JUDÔ

Mayra Aguiar brilha e conquista o tricampeonato mundial de judô

Após boa campanha na edição, brasileira Mayra Aguiar superou adversária chinesa na final e conquistou o terceiro título mundial de judô na carreira

Redação Publicado em 11/10/2022, às 11h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mayra Aguiar é  tricampeã mundial de judô - GettyImages
Mayra Aguiar é tricampeã mundial de judô - GettyImages

A brasileira Mayra Aguiar conquistou o tricampeonato mundial de Judô nesta terça-feira, 11, e de quebra atingiu uma marca inédita entre homens e mulheres da categoria no país. Em Taskhent, no Uzbequistão, a medalhista olímpica superou a chinesa Zhenzao Ma na decisão por wazari, na categoria 78 kg.

Campeã também em 2014 e 2017, além de vice em 2010, Mayra Aguiar faturou o sétimo pódio em Mundiais. A brasileira ainda soma as medalhas de bronze nas edições de 2011, 2013 e 2019, sendo vice-campeã por equipes em 2013.

Na edição deste ano, ela se juntou a Rafaela Silva, bicampeã nos 57 kg, e Daniel Cargnin, bronze na categoria até 73 kg, como medalhistas do mundo. O Brasil ainda terá representantes nas disputas individuais e por equipes.

Para chegar à decisão neste ano, Mayra deixou para trás a croata Petrunjela Pavic (vitória nas duas punições), a cazaque Arena Jangeldina (por ippon), a japonesa – e atual campeã olímpica – Hamada Shori e, na semifinal, a atual campeã europeia, a alemã Alina Boehm.

Mayra Aguiar fatura tri no mundial
Mayra Aguiar fatura tricampeonato mundial de judo (Crédito: GettyImages)

Agora tricampeã mundial, Mayra Aguiar também acumula marcas históricas no esporte brasileiro. A judoca de 31 anos também conquistou três medalhas de bronze consecutivas nos Jogos Olímpicos: Londres 2012, Rio de Janeiro 2016 e Tóquio 2020.

Vale lembrar que este foi o primeiro Mundial valendo pontos para o ranking olímpico, classificatório para os Jogos de Paris, em 2024. O campeão sai do Uzbequistão com o título e dois mil pontos na “corrida” pela vaga no evento da França. 

A última edição da competição foi realizada em junho do ano passado, em Budapeste. Os judocas brasileiros conquistaram ao todo três medalhas de bronze, sendo uma delas na disputa por equipes mistas e outras duas na categoria acima de 78 kg, com Beatriz Souza e Maria Suellen Altheman.