Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Rafaela Silva se defende sobre acusação de doping: "Estou limpa"

A atleta foi pega no exame antidoping realizado durante o Pan de Lima, em julho deste ano

SportBuzz Digital Publicado em 20/09/2019, às 15h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rafaela Silva - Getty Images
Rafaela Silva - Getty Images

Rafaela Silva, uma das principais atletas do judô brasileiro, foi pega no exame antidoping realizado durante o Pan-americano de Lima, em julho deste ano.

Os resultados foram divulgados nesta sexta feira, 20, e colocaram em dúvida a participação dela nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020.

Por conta disso, a atleta convocou uma entrevista coletiva no Instituto Reação, onde treinava. Ao lado dela, entre outros atletas, estava o ex-judoca Flávio Canto.

Rafaela alegou inocência e afirmou "estar limpa" para continuar treinando e disputando campeonatos: "Nenhum atleta se prepara para um momento como esse. Estou aqui para dar a minha cara a tapa. Fiz os testes, estou limpa. É continuar treinando, competindo e provar minha inocência."

Ela testou positivo para a substância fenoterol, um broncodilatador bastante usado para tratamento de doenças respiratórias, como bronquite e asma.

Sobre a substância, Rafa disse: "Eu não faço uso dessa substância, não tenho asma, não tenho nada. Quando fiquei sabendo dessa notícia, fiquei pensando todos os dias o que eu tinha feito, o que podia ter acontecido."

Uma das hipóteses reveladas pela judoca foi por conta de uma criança que frequenta o Instituto Reação, que pode ter "contaminado" a atleta com a substância: "A única pessoa que fez uso dessa substância foi a Lara, que treina no Instituto Reação. Eu tenho mania de dar meu nariz para a criança chupar. Conforme ela vai chupando meu nariz, eu vou inalando as substâncias que ela manda para o meu corpo". 

O que sustenta essa tese é que o último contato com Lara foi no dia 4 de julho, 5 dias antes do teste que deu positivo.

A judoca ainda se defendeu: "Competi depois, fiz exame e deu negativo. Continuei competindo, deu negativo. Acho que a história que a gente tem para contar é que, como falei, sempre tive muito cuidado por não querer passar por isso. Criança no colo, sempre dou o nariz para as crianças chuparem, e eu descobri que uma das crianças que eu fiz isso faz uso dessa substância. Então, pode ser um dos motivos".