Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL

Título, Libertadores e rebaixamento: Veja a situação dos times se o Brasileirão terminasse hoje

Confira quais eram as projeções dos clubes da Série A no início da temporada

Guilherme Assumpção Publicado em 01/11/2019, às 15h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brasileirão é um dos campeonatos mais disputados do mundo - GettyImages
Brasileirão é um dos campeonatos mais disputados do mundo - GettyImages

O final do ano se aproxima e o término do Campeonato Brasileiro também. A última rodada do torneio acontece no dia 8 de dezembro e muitas emoções ainda podem rolar faltando nove rodadas para o final do campeonato. Mas e se o Brasileirão terminasse hoje? Em que posição seu time estaria? Os objetivos estabelecidos no início da temporada seriam alcançados? Para responder estas perguntas, nós do SportBuzz analisamos a colocação das equipes e as expectativas de cada clube.

G4

Os quatro primeiros times são: Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo. Assim, estes seriam os clubes classificados para a fase de grupos da Libertadores 2020. O Mengão montou um forte time para o Brasileiro. Com um desempenho excelente, o Rubro-Negro conseguiu abrir oito pontos de vantagem para o vice-líder Palmeiras.

Gabigol vem sendo muito importante na campanha do Flamengo (Crédito: GettyImages)

Com um forte investimento, o Verdão pode acabar o ano sem nenhum título conquistado e, para evitar este dado, a equipe paulista tenta alcançar os cariocas na tabela para sonhar com um título heroico ao final da temporada.

No terceiro lugar está o Santos, que chegou a ocupar a liderança por quatro rodadas, mas o curto elenco santista dificultou a sequência de bons resultados. Os prognósticos para o time da Vila eram muito ruins, mas com a chegada de Jorge Sampaoli o desempenho do Peixe surpreendeu muita gente.

Já o São Paulo, tinha uma expectativa muito alta por conta da chegada de Daniel Alves e Juanfran. Porém, o desempenho dentro de campo foi bastante inferior e o Tricolor teve que mudar o comando da equipe. Fernando Diniz chegou e conseguiu levar o time do Morumbi ao G4.

G6

A lista com os seis primeiros é completada pela dupla GreNal. O time de Renato Gaúcho teve um começo de Brasileirão muito ruim, com resultados muito negativos. No entanto, depois da eliminação para o Flamengo na Libertadores, o Tricolor conseguiu se recuperar e, hoje, estaria classificado para a fase preliminar da competição internacional.

Grêmio conseguiu se recuperar no campeonato e briga por vaga na Libertadores (Crédito: GettyImages)

O mesmo destino aconteceria com o Internacional. O Colorado iniciou o torneio poupando muitos jogadores por conta da Libertadores, mas sempre se manteve próximo dos primeiros colocados. Com a troca de Odair Hellmann por Zé Ricardo, os gaúchos conseguiram se recuperar de um momento conturbado e se classificariam mais uma vez para a competição mais importante das Américas.

A briga por estas vagas segue acirrada e promete muitas emoções até o final da temporada. Corinthians e Bahia despontam como possíveis concorrentes para conquistar uma vaga na Libertadores de 2020.

Z4

A disputa para evitar o rebaixamento sempre é muito emocionante. Nesta temporada, grandes clubes correm o risco de encarar a segundona no ano que vem. Atlético Mineiro, Botafogo, Cruzeiro e Fluminense são as equipes grandes que estão ameaçadas pela zona da degola.

CSA quer evitar o retorno para a Série B (Crédito: GettyImages)

Hoje, Fluminense, CSA, Chapecoense e Avaí seriam os rebaixados para a Série B. Os times de Santa Catarina enfrentam momentos muito conturbados e estão muitos pontos atrás dos times que estão fora da zona de rebaixamento.

O CSA conseguiu importantes resultados nas últimas rodadas e se recuperou para entrar na briga e evitar o retorno para a segunda divisão. Já o Fluminense, encontrou muitos problemas internos dentro da política e estas confusões foram repassadas para dentro do campo. Oswaldo de Oliveira foi demitido após discutir com PH Ganso e o treinador Marcão assumiu o comando. Depois de bons resultados nos primeiros jogos, o clube não vence há quatro jogos e já cogita uma nova troca de técnicos. Cuca é o favorito.

Cariocas tentam evitar o rebaixamento em um ano conturbado (Crédito: GettyImages)

A Raposa é o caso mais surpreendente de todos. Com um ótimo elenco, o Cruzeiro não conseguiu se encontrar na temporada e deve brigar até as últimas rodadas para não ser rebaixado. Mano Menezes e Rogério Ceni não tiveram sucesso neste ano e Abel Braga foi contratado para solucionar os problemas.

O Botafogo conseguiu conquistar pontos importantes no primeiro turno com Eduardo Barroca, mas uma sequência de partidas sem vitória fez com que o jovem treinador fosse demitido. Alberto Valentim retornou ao Fogão e busca a recuperação para deixar o clube carioca na primeira divisão.

Fogão conta com Diego Souza para evitar a queda para a segunda divisão (Crédito: GettyImages)

O Galo já figurou na parte de cima da tabela e não conseguiu manter o forte ritmo estabelecido nas primeiras rodadas. A troca de comando entre Rodrigo Santana e Vagner Mancini piorou o ambiente no clube, que tenta evitar a queda para a Série B.

Agora, resta saber se as posições serão mantidas até o final do Campeonato Brasileiro de 2019.

Confira a tabela do Campeonato Brasileiro após 29 rodadas:

1- Flamengo (68 pontos)
2- Palmeiras (60 pontos)
3- Santos (55 pontos)
4- São Paulo (49 pontos)
5- Grêmio (47 pontos)
6- Internacional (46 pontos)
7- Corinthians (45 pontos)
8- Athletico Paranaense (43 pontos)
9- Bahia (41 pontos)
10- Goiás (39 pontos)
11- Vasco (38 pontos)
12- Fortaleza (35 pontos)
13- Atlético MG (35 pontos)
14- Botafogo (33 pontos)
15- Ceará (33 pontos)
16- Cruzeiro (32 pontos)
17- Fluminense (30 pontos)
18- CSA (29 pontos)
19- Chapecoense (21 pontos)
20- Avaí (17 pontos)


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.