Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SELEÇÃO BRASILEIRA!

Tite convoca jogadores da Inglaterra, e CBF aguarda resolução entre Fifa e Reino Unido pela liberação

Dirigentes da Fifa vão se reunir com o governo inglês para tentar flexibilizar a quarentena de atletas sul-americanos

Redação Publicado em 17/09/2021, às 10h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fifa tenta liberação de jogadores da Inglaterra convocados por Tite - GettyImages
Fifa tenta liberação de jogadores da Inglaterra convocados por Tite - GettyImages

Quem não se lembra da polêmica que deu com os clubes, principalmente ingleses, que não quiseram liberar seus jogadores convocados por Tite para as Eliminatórias? Nesta sexta-feira, 17, o treinador enviou a lista de suplentes para a Fifa, que prometeu ajudar na liberação.

Apesar dessa "convocação" os nomes dos atletas não foram revelados ainda, já que isso está previsto para acontecer na próxima sexta-feira, 24, quando será realizada uma coletiva de imprensa do treinador junto com a comissão.

Dessa forma, do mesmo jeito que aconteceu na convocação anterior, jogadores que atuam na Inglaterra, segundo o site "Globo Esporte", serão chamados, mas desta vez, a expectativa pela liberação deles é positiva, ainda mais com o auxílio da Fifa na situação.

A publicação destaca que ao longo desta sexta-feira, 17, está prevista uma audiência entre os dirigentes da Fifa e membros do Reino Unido para flexibilizar a quarentena de retorno dos jogadores sul-americanos aos países britânicos.

Anteriormente, existia uma exigência de isolamento obrigatória de 10 dias, o que fez com que os clubes não autorizassem a saída de seus jogadores, temendo que perdessem partidas importantes.

Em carta enviada para a CBF, os dirigentes dos clubes ingleses sinalizaram com boa vontade pela liberação dos atletas. Por conta disso, a entidade brasileira desistiu do pedido de punição na Fifa para esses que não aceitaram a liberação.

Tendo um intervalo menor entre a data Fifa de setembro, e a convocação de outubro, Tite e a comissão técnica brasileira decidiram somente anunciar os nomes daqui uma semana. Vale lembrar que a vitória do Brasil sobre o Peru por 2 a 0, na Arena de Pernambuco, foi na semana passada.

Apesar disso, o procedimento de convocação será o mesmo. A lista preliminar, com mais nome do que apenas os 23 que podem ser relacionados por partida, deve ser entregue 15 dias antes do início da data Fifa, que começa no dia 4 de outubro.

Nisso, o Brasil encara jogos fora, contra Venezuela, dia 7, Colômbia, dia 10, e termina depois do jogo do dia 14, contra o Uruguai, em Manaus.

Assim, os nomes pré-selecionados servem para garantir os direitos das seleções nas convocações, tendo a liberação dos jogadores por seus clubes. Caso exista a necessidade de convocação fora desse prazo de 15 dias, a CBF deve negociar com os clubes a liberação do atleta.