Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA SUL-AMERICANA?

Sul-americanos lançam candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2030

Na união entre Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, os quatro países lançaram a candidatura para a sediar a Copa do Mundo de 2030, que marca o centenário do Mundial

Redação Publicado em 07/02/2023, às 13h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Copa do Mundo poderá ser realizada novamente na América do Sul - Getty Images
Copa do Mundo poderá ser realizada novamente na América do Sul - Getty Images

Em grupo formado por Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, os quatro países da América do Sul oficializaram a candidatura para poderem sediar a Copa do Mundo de 2030. O motivo principal do desejo de ter o Mundial de volta na América do Sul é pelos 100 anos do primeiro torneio de seleções, realizado em 1930, no Uruguai.

Devido a uma estrutura que a Copa do Mundo exige nos dias atuais, a ideia seria compartilhá-la entre quatro países, pois assim nenhum deles ficaria sobrecarregado para modernizar estádios e construir estabelecimentos de conforto para os torcedores que viessem para a competição da FIFA.

A proposta ainda traz que a abertura do Mundial de seleções seja em Buenos Aires e a final no estádio Centenário, localizado em Montevidéu, Uruguai. Além disso, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, sugeriu que a Bolívia seja incluída no bloco para que se possa ter um quinto país ajudando na realização da Copa.

Além do grupo formado pelos países sul-americanos, outras três candidaturas já foram oficializadas. A primeira seria para que a Copa fosse no Marrocos, a segunda na Espanha, Portugal e Ucrânia e a terceira na Arábia Saudita, Egito e Grécia. Todas têm os seus motivos particulares, porém a da América do Sul parece ser a com a ideia mais convincente.

União dos quatro países que compoem a candidatura sul-americana (Divulgação/AFA)