Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Futebol » OPINIÃO

Ronaldo Fenômeno deixa silêncio e passa a combater o racismo publicamente

Ex-jogador cobrou punições mais severas nos casos do futebol italiano

Izabella Macedo Publicado em 12/11/2019, às 20h35

Ronaldo Fenômeno se pronuncia sobre casos de racismo no futebol italiano
Ronaldo Fenômeno se pronuncia sobre casos de racismo no futebol italiano - GettyImages

Nas últimas semanas, além de cobrar punições mais severas, o jogador que foi eleito três vezes como melhor do mundo, também citou uma palestra que seu pai apresentou sobre o tema na escola das netas. Em sua trajetória, o envolvimento com a questão racial é uma novidade.

Ao longo da carreira como atleta, Ronaldo Fenômeno evitou se posicionar sobre o tema. Em 2005, em uma das raras declarações sobre o assunto, ele se afirmou como “branco”.

“Acho que todos os negros sofrem. Eu, que sou branco, sofro com a ignorância”, disse o craque sobre os episódios de racismo que aconteciam naquela época no futebol espanhol.

O episódio que chamou a atenção do pentacampeão da Seleção Brasileira aconteceu no início do mês no Campeonato Italiano. Na partida entre Verona e Brescia, válido pela 11ª rodada, o atacante Mario Balotelli, do Brescia, notou que alguns torcedores adversários emitiam ofensas racistas e estariam imitando sons de macacos. Revoltado com a situação, ele jogou a bola para a arquibancada e ainda ameaçou sua saída de campo. Em contrapartida, o jogador ainda marcou um lindo gol no jogo, que terminou com o placar de 2 a 1 para o Verona.

“Lamentáveis e repugnantes os casos de discriminação racial no último final de semana, no Campeonato Italiano. A liga deveria se posicionar com seriedade e rigor. No mínimo, com punições que abrangessem perda de pontos, portões fechados nos jogos seguintes e aplicação de multa”, publicou o jogador em suas redes sociais.

O ex-jogador já havia falado sobre o tema em outubro, quando compartilhou fotos de um evento de seu pai, Nélio, com suas filhas Maria Sofia e Maria Alice.

“Temos um papel essencial na criação de uma sociedade livre de preconceitos. E esse registro me enche de orgulho, alegria e esperança: meu pai, ao lado das minhas filhas, na escola delas, depois de dar uma aula sobre racismo estrutural às crianças. A classe, de maioria branca, ouviu o seu Nélio com a atenção, o interesse e o respeito que o assunto merece”, escreveu o jogador.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

SportBuzz agora está no Telegram! Você quer ficar por dentro de todas as novidades do universo esportivo e dos seus atletas preferidos? Acesse https://t.me/sportbuzzbr e não dê mais nenhuma bola fora com o seu time do coração!