Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / OPINIÃO

Ronaldo Fenômeno deixa silêncio e passa a combater o racismo publicamente

Ex-jogador cobrou punições mais severas nos casos do futebol italiano

Izabella Macedo Publicado em 12/11/2019, às 20h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ronaldo Fenômeno se pronuncia sobre casos de racismo no futebol italiano - GettyImages
Ronaldo Fenômeno se pronuncia sobre casos de racismo no futebol italiano - GettyImages

Nas últimas semanas, além de cobrar punições mais severas, o jogador que foi eleito três vezes como melhor do mundo, também citou uma palestra que seu pai apresentou sobre o tema na escola das netas. Em sua trajetória, o envolvimento com a questão racial é uma novidade.

Ao longo da carreira como atleta, Ronaldo Fenômeno evitou se posicionar sobre o tema. Em 2005, em uma das raras declarações sobre o assunto, ele se afirmou como “branco”.

“Acho que todos os negros sofrem. Eu, que sou branco, sofro com a ignorância”, disse o craque sobre os episódios de racismo que aconteciam naquela época no futebol espanhol.

O episódio que chamou a atenção do pentacampeão da Seleção Brasileira aconteceu no início do mês no Campeonato Italiano. Na partida entre Verona e Brescia, válido pela 11ª rodada, o atacante Mario Balotelli, do Brescia, notou que alguns torcedores adversários emitiam ofensas racistas e estariam imitando sons de macacos. Revoltado com a situação, ele jogou a bola para a arquibancada e ainda ameaçou sua saída de campo. Em contrapartida, o jogador ainda marcou um lindo gol no jogo, que terminou com o placar de 2 a 1 para o Verona.

“Lamentáveis e repugnantes os casos de discriminação racial no último final de semana, no Campeonato Italiano. A liga deveria se posicionar com seriedade e rigor. No mínimo, com punições que abrangessem perda de pontos, portões fechados nos jogos seguintes e aplicação de multa”, publicou o jogador em suas redes sociais.

O ex-jogador já havia falado sobre o tema em outubro, quando compartilhou fotos de um evento de seu pai, Nélio, com suas filhas Maria Sofia e Maria Alice.

“Temos um papel essencial na criação de uma sociedade livre de preconceitos. E esse registro me enche de orgulho, alegria e esperança: meu pai, ao lado das minhas filhas, na escola delas, depois de dar uma aula sobre racismo estrutural às crianças. A classe, de maioria branca, ouviu o seu Nélio com a atenção, o interesse e o respeito que o assunto merece”, escreveu o jogador.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.