Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ANIVERSÁRIO

Ronaldinho Gaúcho 40 anos: confira a trajetória de um dos maiores jogadores de futebol do Brasil

O craque, que atualmente está preso no Paraguai, completa 40 anos neste sábado, 21

Mariana Millan Publicado em 21/03/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ronaldinho Gaúcho - GettyImages
Ronaldinho Gaúcho - GettyImages

Ronaldo de Assis Moreira, o Ronaldinho Gaúcho, é um dos mais importantes jogadores da história do futebol brasileiro, esbanjando suas habilidades e dribles desconcertantes. Nascido no dia 21 de março de 1980, em Porto Alegre, Ronaldinho iniciou sua carreira no time profissional do Grêmio, em 1998. Seu primeiro treinador foi o lendário Sebastião Lazaroni e, rapidamente, o talento do brasileiro começou a ser observado de perto por grandes clubes europeus.

Com o time gaúcho, foram 145 partidas e 75 gols marcados, além do título do campeonato estadual de 1999. Já em 2001, o “Bruxo” se transferiu ao Paris Saint-Germain, onde teve problemas com o treinador Luis Fernandez, que alegava que o brasileiro frequentava demais a vida noturna e não se dedicava como deveria ao futebol. Dois anos mais tarde, o jogador deixou claro que gostaria de deixar o clube francês e foi comprado pelo Barcelona.

A chegada de Ronaldinho ao Barça fez muito bem à sua carreira. Em 2004, o ex-meia atingiu o auge de seu futebol jogando pelo clube. Conquistou o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha, além de ter sido eleito o Melhor Jogador do Mundo naquela temporada. Não demorou muito para Ronaldinho Gaúcho entrar na galeria de ídolos do Barcelona. Na temporada seguinte, se destacou novamente e ganhou o título espanhol mais uma vez. Conquistou, também, a tão sonhada Champions League e foi eleito o Melhor do Mundo em 2005.

Após ficar por cinco anos na equipe e se tornar um dos maiores jogadores da história do clube, Ronaldinho se transferiu ao Milan, em 2008, e não teve o mesmo brilho que teve em Barcelona. Mesmo assim, foi um dos principais jogadores da equipe italiana, ao lado de Seedorf e companhia. Venceu a Série A em 2010 e marcou 29 gols em toda sua passagem no Milan. Já em 2011, Gaúcho voltou ao Brasil para atuar no Flamengo. Porém, o casamento não teve sucesso e o contrato do atleta foi rompido na Justiça por falta de pagamento dos salários.

Assim que rompeu o acordo com os cariocas, Ronaldinho despertou o interesse do Atlético Mineiro. Em 2012, sua primeira temporada, não conquistou nenhum título. No ano seguinte, teve um desempenho muito bom e ajudou o Galo a vencer a Libertadores de 2013. O resultado do Mundial de Clubes não foi tão positivo, já que, o time mineiro foi eliminado pelo Raja Casablanca, do Marrocos. Conquistou, também, a Recopa Sul-Americana, em 2014.

Depois da passagem no Galo, o jogador não conseguiu manter uma boa sequência de jogos e passou pelo Querétaro, do México, e pelo Fluminense, seu último clube, em 2015. A história de Ronaldinho na Seleção Brasileira foi muito gloriosa. Com o título da Copa do Mundo de 2002, o jogador se tornou um dos principais atletas da história do futebol brasileiro.

Atualmente fora dos gramados, Ronaldinho recentemente se envolveu em uma grande polêmica. Ele e seu irmão, Assis, estão detidos no Paraguai por uso de documentos falsos para entrar no país. 

Em uma entrevista concedida para o programa Esporte Espetacular, da Rede Globo, o promotor do caso, Osmar Legal, comentou sobre os desdobramentos do processo e revelou que há suspeitas de que os dois, junto com o empresário Wilmondes Sousa, teriam cometido outros crimes.

"Ainda não podemos adiantar sobre os passos das investigações, mas há indícios que outros crimes foram cometidos", comentou Osmar.

Ele ainda explicou sobre o que Ronaldinho e Assis estão sendo processados: "Eles estão sendo processados por uso de documentos de conteúdo falso. O passaporte que eles utilizaram para entrar no Paraguai foi emitido por autoridades legais, mas os dados contidos nos documentos foram adulterados. A acusação contra eles é pela utilização desses documentos. Essa investigação ainda está no início e podem haver outros atos criminosos que envolvam o Ronaldo e o Assis. É importante que eles sigam aqui no Paraguai durante esse processo".

O jogador segue na penitenciária à espera de liberdade provisória.