Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SUSPENSO!

Romênia x Kosovo é suspenso por protestos contra visitantes: “É Sérvia…”

Árbitro interrompe duelo em meio a gritos ofensivos; atletas do país visitante precisam deixar o gramado diante da exibição de faixas contra a independência de Kosovo

Torcida da Romênia protestando - Reprodução / Twitter
Torcida da Romênia protestando - Reprodução / Twitter

Na tarde desta terça-feira, 12, o duelo entre Romênia e Kosovo, válido pelas Eliminatórias da Euro 2024, precisou ser suspenso ainda no primeiro tempo da partida, por conta de manifestações e protestos contra a independência do país vizinho.

Logo aos 20 minutos da primeira etapa, o árbitro interrompeu o jogo por conta dos gritos ofensivos vindos da torcida romena na Arena Nacional de Bucareste. Jogadores de Kosovo decidiram deixar o gramado diante da exibição de faixas que repudiavam a independência do país. Então, a Uefa informou que a partida havia sido suspensa “devido ao comportamento discriminatório de torcedores”. Representantes das duas federações e também da confederação continental estariam em negociações para que o duelo fosse retomado.

Uma das faixas usadas pela torcida romena atrás de um dos gols trazia a frase “Kosovo é Sérvia”. O território de Kosovo declarou independência em 2008, porém, o processo não foi reconhecido formalmente pelo governo sérvio, país a qual pertencia anteriormente. Países como o Brasil e a própria Romênia, também não reconhecem o país como independente.

Inicialmente, uma fumaça vinda das arquibancadas levou a crer que o motivo da paralisação seria o uso indevido de sinalizadores. Porém, logo o real motivo veio à tona, quando atletas kosovares reagiram com aplausos irônicos às manifestações. Depois, o time visitando decidiu deixar o gramado. Gritos de “Sérvia, Sérvia” já haviam sido cantados por parte dos torcedores antes da bola rolar. Os ultras romenos ainda exibiram uma faixa escrita “Moldávia é Romênia”.