Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / DIFERENÇAS POLÍTICAS

Presidente da Sérvia escolhe torcida por política na Copa

Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, decide apoiar adversários de vizinhos nas decisões deste final de semana na Copa do Mundo

Redação Publicado em 16/12/2022, às 17h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Presidente da Sérvia escolhe torcida na Copa do Mundo - Getty Images
Presidente da Sérvia escolhe torcida na Copa do Mundo - Getty Images

Na véspera da disputa de terceiro lugar e há dois dias da grande final da Copa do Mundo, o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, escolheu sua torcida para as decisões. Com a diferença política do país com Croácia e França, o líder escolheu Marrocos e Argentina como seus preferidos aos confrontos.

A escolha se dá pela disputa do território de Kosovo e os posicionamentos de cada país. Enquanto os sul-americanos e africanos não o reconhecem como um país independente, assim como a Sérvia, os adversários deles têm posicionamento contrário nas disputas finais.

"Apoiarei Argentina e Marrocos de todo o coração. Você não escolhe seus vizinhos, você escolhe seus amigos", falou o presidente, que continuou: “Há razões emocionais e familiares pelas quais os apoiarei contra meus vizinhos". Nem a Argentina nem o Marrocos reconheceram a independência de Kosovo e são bastante firmes sobre esta questão", completou.

Vale lembrar que este assunto já rendeu assunto neste Mundial, já que o jogo entre Suíça e Sérvia foi quente em duelo pela fase de grupos. Com diversos cartões amarelos, os jogadores provocaram uns aos outros no campo, principalmente nas comemorações dos gols de Shaqiri e Vlahovic.

Sérvia teve jogo quente com a Suíça na Copa do Mundo
Sérvia teve jogo quente com a Suíça na Copa do Mundo / Créditos: Getty Images

O Kosovo atualmente é reconhecido como um país por 111 dos 193 estados-membros das Nações Unidas. O Brasil também é um destes que não reconhece o território. A disputa faz parte ainda da separação da Iugoslávia que aconteceu próximo de 1992, com datas que divergem para cada um.