Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / Caso de Polícia!

Patrocinador do Corinthians, Flamengo e Atlético-MG é preso pela Polícia Federal

Dono de Universidade foi preso preventivamente durante a Operação Vagatomia, da PF, nesta terça, 3

SportBuzz DIGITAL Publicado em 03/09/2019, às 18h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Corinthians e Atlético-MG em campo - Getty Images
Corinthians e Atlético-MG em campo - Getty Images

Dono da Universidade Brasil, José Fernando Pinto da Costa foi preso preventivamente nesta terça-feira, 3, pela Operação Vagatomia, efetuada pela Polícia Federal. Na acusação, foram apontadas irregularidades do curso de Medicina da instituição de ensino. A Universidade é patrocinadora de Corinthians, Flamengo e Atlético-MG.

Foram oito meses de trabalho da PF. A investigação é por esquema na oferta de bolsa pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e na venda de vagas pela transferência de alunos do Paraguai e Bolívia para o curso de Medicina, em Fernandópolis, interior de São Paulo.

Segundo a operação, algumas vagas são negociadas por até R$ 12 mil por aluno. O valor acumulado com a fraude pode chegar a R$ 500 milhões pelas bolsas irregulares, pelo ingresso, transferência e financiamento.

Mais 20 pessoas foram detidas e são investigadas pelo envolvimento no esquema de fraudes, pelo crime de organização criminosa, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas de informações e estelionato. As penas podem chegar a 30 anos de reclusão.

"Não só tinha conhecimento como também participava dos crimes em investigação”, diz a nota da Polícia Federal.