Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CAMPEONATO PAULISTA

Palmeiras x São Paulo: maiores artilheiros da história do Choque-Rei

Equipes decidem título do Campeonato Paulista pela primeira vez desde a final de 1992

Redação Publicado em 19/05/2021, às 15h22 - Atualizado às 15h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Palmeiras x São Paulo: maiores artilheiros da história do Choque-Rei - Rodrigo Corsi/Paulistão/Fotos Públicas
Palmeiras x São Paulo: maiores artilheiros da história do Choque-Rei - Rodrigo Corsi/Paulistão/Fotos Públicas
Palmeiras e São Paulo são os finalistas do Campeonato Paulista 2021 e farão uma decisão do Estadual após mais 28 anos. O jogo de ida do clássico Choque-Rei será disputado nesta quinta-feira, 20, às 22h (de Brasília), no Allianz Parque. O duelo da volta está marcado para o próximo domingo, 23, às 16h (de Brasília), no Morumbi. 
Na última ocasião em que disputaram o título, na final do Paulistão de 1992, o Tricolor superou o rival alviverde com vitórias por 4 a 2 e 2 a 1, em decisão realizada em dezembro daquele ano. Em jogos de eliminatórias, o São Paulo leva a melhor sobre o Palmeiras: 13 vitórias contra três.
No encontro mais recente de mata-mata, na semifinal do Paulistão de 2019, o Tricolor eliminou o Verdão nos pênaltis depois de dois empates por 0 a 0, no Morumbi e no Allianz Parque, e avançou à final – onde acabou sendo derrotado pelo Corinthians
Apesar de estar atrás no retrospecto eliminatório, o Palmeiras tem se destacado na conquista de títulos, com seis troféus em seis anos. Já o Tricolor não vence uma competição desde 2012.  Além disso, o Verdão leva vantagem em clássicos no Allianz Parque, já que venceu oito vezes e perdeu apenas duas dentro de casa.
No confronto geral, as equipes já se enfrentaram 326 vezes. De acordo com os dados do São Paulo, são 110 vitórias do Tricolor contra 109 triunfos do Palmeiras, além de 107 empates. Segundo o clube alviverde, são 320 clássicos, sendo 110 vitórias são-paulinas, 104 empates e 106 triunfos do Palmeiras. 
O retrospecto do clássico também é marcado por gols, claro. De acordo com as contas do Tricolor, o time balançou as redes 428 vezes, enquanto o Verdão marcou 430 gols. Já os dados do Palmeiras apontam 413 gols marcados pela equipe alviverde, e 412 gols sofridos.
Com tantos gols marcados, existem os jogadores que se destacam. Pensando nisso, o SportBuzz separou uma lista dos maiores artilheiros da história de Palmeiras e São Paulo. Confira: 

Maiores artilheiros do Choque-Rei

Muller
15 gols (12 pelo São Paulo e 3 pelo Palmeiras)

Gino Orlando
12 gols pelo São Paulo

Evair
9 gols pelo Palmeiras

Dodô
8 gols pelo São Paulo

Ademir da Guia
8 gols pelo Palmeiras

Leônidas da Silva
8 gols pelo São Paulo

Dino Sani
8 gols pelo São Paulo

Armandinho
8 gols pelo São Paulo

Calendário da final do Campeonato Paulista

Quinta, 20/5
22h: Palmeiras x São Paulo, no Allianz Parque 
Domingo, 23/5
16h: São Paulo x Palmeiras, no Morumbi