Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / E AGORA?

Condenação por doping: o que pode acontecer com Gabigol

Gabigol, atacante do Flamengo, está suspenso por dois anos do futebol, mas o caso cabe recurso e pode ter outros desdobramentos; confira

Redação Publicado em 25/03/2024, às 18h38 - Atualizado às 19h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os possíveis desdobramentos da punição de Gabigol; entenda - Getty Images
Os possíveis desdobramentos da punição de Gabigol; entenda - Getty Images

Nesta segunda-feira, 25, Gabigol, atacante do Flamengo, foi suspenso por dois anos por atrapalhar e atrasar a realização de um exame antidoping, em abril de 2023. Em votação apertada, por 5 votos a 4, os auditores do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem definiram a punição ao camisa 10 do Mengão por ter infringido o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem.

A decisão não é definitiva, ou seja, cabe o recurso por parte da defesa do atacante. Gabigol e seu estafe poderá levar o caso para a Corte Arbitral do Esporte, na Suíça. Assim, de acordo com uma apuração do ‘UOL’, o caso pode ser absolvido por completo, da mesma forma que pode ser elevado à pena máxima de quatro anos de suspensão.

Sendo assim, a partir do momento da determinação da punição, apesar de não ser definitiva, Gabigol terá que ser afastado do restante do elenco do Flamengo, treinando de forma separada. No entanto, o recurso por parte do atacante deverá acontecer em breve. De acordo com o ‘O Globo’, Bichara Neto, advogado do atleta, fará um pedido de efeito suspensivo a Corte Arbitral do Esporte.

Além disso, o Flamengo também se posicionou sobre o caso, se colocando ao lado do atleta e podendo entrar nessa questão jurídica. "O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada”, constou o clube em nota oficial.

Gabigol pode recorrer para anular suspensão (Crédito: Getty Images)
Gabigol pode recorrer para anular suspensão (Crédito: Getty Images)