Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / O ADEUS DE FIRMINO

Os números e conquistas de Firmino em sua passagem pelo Liverpool

Firmino, do Liverpool, fará seu último jogo no Anfield, neste sábado, 20, pela Premier League; relembre a trajetória do brasileiro vestindo a camisa dos Reds

Ligia de Toledo Saicali Publicado em 19/05/2023, às 10h15 - Atualizado às 14h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Firmino no Liverpool - Getty Images
Firmino no Liverpool - Getty Images

Roberto Firmino está se despedindo do Liverpool. O clube anunciou a saída do brasileiro (bem como as de Keita, Milner e Oxlade-Chamberlain) na última terça-feira, 17, após oito temporadas. Assim, o jogador disputará a sua última partida no Anfield neste sábado, 20, contra o Aston Villa, pela Premier League. Relembre algumas marcas importantes do camisa 9 com os Reds.

ORGULHO DO BRASIL

Vale destacar que Firmino é o brasileiro que mais vezes defendeu o Liverpool na história do clube: foram 360 jogos, até então. Além disso, o atleta também se tornou o brasileiro com mais balançadas na rede pela Premier League, com 80 tentos convertidos. Entre os nascidos no país verde e amarelo, o atacante foi o primeiro a alcançar 100 gols por um time inglês.

ARTILHEIRO

Além de ter representado a sua nação no Liverpool, Firmino entrou em uma seleta lista na trajetória do clube: atualmente, o jogador ocupa a 17ª posição entre os maiores artilheiros da história dos Reds, com 109 gols anotados pela equipe inglesa. A última vez que contribuiu em um placar foi no empate por 2 a 2 com o Arsenal, em abril.

PRATELEIRA DE TÍTULOS

Vale destacar que Firmino conquistou uma quantidade considerável de troféus pelo Liverpool. Ao longo das oito temporadas em que defendeu o time, o brasileiro ajudou a faturar: Champions League (2018/2019), Supercopa da UEFA (2019), o primeiro Mundial de Clubes dos Reds, contra o Flamengo (2019), título da Premier League (2019/2020), Copa da Liga Inglesa (2021/2022), Copa da Inglaterra (2021/2022) e Supercopa da Inglaterra (2022).

Firmino no Liverpool (à esquerda)
Firmino no Liverpool (à esquerda) (Créditos: Getty Images)

QUERIDO PELO TÉCNICO

O atacante deixou a sua marca no Liverpool, o que já rendeu grandes elogios por parte do técnico Jurgen Klopp. “Tenho a certeza de que quando Firmino parar de jogar, as pessoas que entendem de futebol irão escrever livros sobre a maneira como ele interpreta a posição de falso nove”, destacou o treinador alemão em 2021. “Ele é um conector. O melhor atacante defensivo que já conheci em toda a minha vida”.