Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Testeira
Futebol » DITADURA NUNCA MAIS!

No aniversário do golpe militar, clubes brasileiros se manifestam pela Democracia: "Jamais esquecer"

Ditadura teve início há 57 anos e se manteve por mais de duas décadas no Brasil

Redação Publicado em 31/03/2021, às 13h34

Faixa de Democracia Corinthiana
Faixa de Democracia Corinthiana - GettyImages

O dia 31/03 marca o aniversário do golpe militar de 1964. Nesta quarta-feira, alguns clubes brasileiros utilizaram suas redes sociais para exaltar a Democracia e repudiar a Ditadura, regime que durou duas décadas no Brasil.

Corinthians, Vasco, Remo Bahia foram alguns que se manifestaram nesta tarde. Confira:

O Timão publicou uma foto de um ato de seu time na época da "Democracia Corinthiana", período que aconteceu entre 1982 e 1983. Os jogadores entraram em campo com uma faixa com os dizeres: "Ganhar ou perder, mas sempre com Democracia".

O clube completou com a frase: "Nossa História é nossa opinião".

O Vasco usou trechos da música "O Bêbado e a Equilibrista", do compositor AldirBlanc, que era torcedor fanático do Vasco e que morreu em 2020, vítima do novo coronavírus. O texto diz:

"Jamais esquecer...Que as lindas linhas do que escreveu o saudoso poeta vascaíno Aldir Blanc não sejam mais urgentes, mas só lembranças que nos recordem que a democracia deve ser sempre a nossa verdade e nunca mais uma esperança equilibrista".

O ClubedoRemo também se manifestou.

"Jamais esqueceremos, para que a liberdade nunca mais seja ameaçada. Por mais verdade e mais democracia, no futebol e no mundo", publicou.

Já o Bahia utilizou um vídeo publicado em seu perfil para se manifestar.

O golpe militar aconteceu no dia 31 de março de 1967, há exatos 57 anos. Os militares se mantiveram no poder por 21 anos após o golpe, e o regime teve como ponto mais duro o AI-5, com censura à imprensa e perseguição a políticos e artistas.


 
 
 
 

 

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!