Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / HISTÓRICO!

Movimento da Democracia Corintiana será retratado em documentário narrado por Rita Lee!

Mobilização foi liderada por jogadores do Corinthians nos anos 1980

Izabella Macedo Publicado em 05/06/2020, às 14h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Movimento da Democracia Corintiana será retratado em documentário narrado por Rita Lee - Divulgação/AgênciaFebre
Movimento da Democracia Corintiana será retratado em documentário narrado por Rita Lee - Divulgação/AgênciaFebre

Os últimos acontecimentos políticos no Brasil levaram o povo novamente para as ruas em formas variadas de protesto. No último final de semana, por exemplo, a avenida mais famosa de São Paulo ficou tomada por cidadãos que são a favor da democracia.

Entre os manifestantes, torcidas organizadas de Corinthians e Palmeiras se uniram em um movimento em defesa da democracia e contra o fascismo. Além da maior cidade do Brasil, outras 14 tiveram suas ruas tomadas pelos manifestantes.

Esse fenômeno, que em São Paulo contou com a torcida do Corinthians em grande número, relembrou o movimento iniciado pelos jogadores do clube na década de 1980, a Democracia Corintiana.

Durante o regime da ditadura militar, atletas conhecidos do esporte como Sócrates e Walter Casagrande eram um dos líderes do movimento político que foi atrelado ao esporte mais popular do mundo.

Antes das partidas, eles entravam em campo segurando faixas e camisas que estampavam mensagens políticas, especialmente como o slogan "Diretas já!", e dessa forma, conseguiram passar sua visão e engajar a torcida.

Essa iniciativa histórica e futebolística, tem muito em comum com o que está acontecendo atualmente, e se tornou tema do documentário "Democracia em Preto e Branco", que é narrado pela corintiana Rita Lee.

Poster de divulgação do documentário Democracia em Preto e Branco (Crédito: Divulgação/AgênciaFebre

Com o objetivo da luta pela volta das eleições diretas no Brasil, na década de 1980, o craque Sócrates liderou um grupo de atletas, juntamente como Walter Casagrande e Wladimir, com o objetivo de construir um clube mais democrático com relação a sua administração.

Nessa época, tudo dentro do clube Alvinegro era decidido através das votações, das contratações até mesmo os locais de concentração. Por contar com uma configuração totalmente auto-organizada, o grupo gerou polêmica, desagradando assim, militares e cartolas por subverterem os modelos tradicionais de gestão.

O longa, produzido pela TV Zero, também mostra o panorama esportivo, musical e político de uma época em que o país vivia em meio a greves e protestos, que contavam com a participação ativa de Sócrates e Wladimir.

Entre os personagens, há futebolistas e corintianos ilustres, como o ex-presidente Lula, Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Tas, Edgar Scandurra, Frejat, Serginho Groisman, Paulo Miklos e Juca Kfouri, cujos relatos são ilustrados com imagens de arquivo de jogos, de manifestações e de shows.

ONDE ASSISTIR?

O longa, dirigido por Pedro Asbeg, será exibido neste sábado, 6, às 22h no canal Curta!, na TV para assinantes e de forma gratuita no site, com sinal liberado. Para o acesso, é necessário utilizar o login torcidapelademocracia@tamandua.tv.br e a senha: democraciaempb. 


5 itens que vão conquistar o coração dos torcedores do Corinthians

1- Caneca Estriada Corinthians - https://amzn.to/2OYJgKB

2- Jogo Churrasco Inox Corinthians - https://amzn.to/2VUZCFq

3- Caneta Roller Pen De Metal Com Caderno Corinthians - https://amzn.to/31lta0g

4- Luminária LED Corinthians - https://amzn.to/2OXHR7a

5- Camisa Corinthians Basic Camuflagem - https://amzn.to/2J3eo7V

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.