Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EITA!

Neymar vira pivô de atrito entre F1 e FIA após GP da Espanha

A ida de Neymar ao GP da Espanha causou uma certa polêmica e um atrito entre FIA e F1; saiba mais detalhes sobre o caso

A FIA chamou a atenção da F1 em relação a presença de Neymar durante a volta de apresentação na corrida realizada na Espanha - GettyImages
A FIA chamou a atenção da F1 em relação a presença de Neymar durante a volta de apresentação na corrida realizada na Espanha - GettyImages

A FIA chamou a atenção da F1 em relação a presença de Neymar durante a volta de apresentação dos carros na corrida realizada no GP da Espanha. De acordo com a entidade, a atitude do jogador e da companhia infringiram o código Artigos 12.2.1.h e 12.2.1.i, que vê a atitude como uma violação de segurança. A atenção em cima dessa questão ficou ainda maior depois de alguns graves incidentes nos últimos circuitos.

Para quem não se lembra, nesta temporada, durante o GP da Austrália, houve a invasão de espectadores na pista. Além disso, Esteban Ocon quase atropelou funcionários da FIA em seu último pit stop no circuito do Azerbaijão. Os profissionais estavam preparando o início das preparações para a celebração do pódio.

Em declaração após a reunião realizada pela FIA na última terça-feira, 20, o presidente da entidade fez um alerta para a F1 após o caso envolvendo Neymar. Nada aconteceu com o atacante do PSG, mas a sua presença dentro da pista ligou o sinal de alerta e, por isso, Mohammed ben Sulayem avisou que esse tipo de episódio não pode acontecer mais em qualquer categoria automobilística.

Precisamos aprender com o incidente no GP da Espanha. A FIA recebeu a garantia de Stefano Domenicali (presidente da Fórmula 1) de que estão sendo tomadas medidas para assegurar que o incidente não se repita. É um problema não apenas na Fórmula 1, mas na Fórmula E, WEC (Mundial de Endurance) e outras categorias, de acordo com minhas experiências recentes, pelo número excessivo de pessoas no grid em alguns eventos”, explicou.

Neymar na F1
Neymar também esteve presente no GP de Monaco e visitou a pista antes da corrida começar (Crédit: GettyImages)

O presidente da FIA ainda completou sobre a polêmica com Neymar no GP da Espanha e avisou que o alerta serve para dar ainda mais atenção para esses casos: “Não tenho dúvidas de que em todos os casos, os organizadores das corridas cumprirão os requisitos de segurança e proteção da FIA. É dever da FIA garantir um ambiente seguro para todos. A segurança no esporte a motor é a principal prioridade da federação”.