Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / LA LIGA

Matheus Cunha defende Vini Jr após críticas da torcida do Atlético

Vinícius Jr foi alvo de críticas preconceituosas da imprensa espanhola e da torcida do Atlético de Madrid; Matheus Cunha saiu em defesa do companheiro de Seleção

Redação Publicado em 19/09/2022, às 15h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Matheus Cunha, campeão olímpico com o Brasil em Tóquio - Francois Nel / Getty Images
Matheus Cunha, campeão olímpico com o Brasil em Tóquio - Francois Nel / Getty Images

Na última semana, o jogador brasileiro do Real Madrid, Vinícius Júnior, foi alvo de comentários racistas em uma emissora nacional espanhola, durante discussão pré-jogo do clássico madrilenho. Após o jogo, o jogador compatriota Matheus Cunha foi criticado por grande parte da torcida do Atlético de Madrid, por demonstrar apoio e dançar com o companheiro de Seleção antes do início da partida.

O tumulto iniciou com uma fala de Koke, jogador do Atleti, que repercutiu de maneira distorcida. Em entrevista sobre o clássico, o espanhol foi perguntado sobre as comemorações com danças de Vinícius Jr. O jogador, então, responde que ele não gosta de celebrar gols assim, mas cada um o faz como quer. Em seguida, a entrevistadora questiona se ele acredita que haveria confusão por parte da torcida colchonera caso o brasileiro comemorasse gols dançando, em pleno Wanda Metropolitano. Koke responde que “Haveria confusão, com certeza. É normal”.

Vinícius Jr dançando ao comemorar gol contra o Mallorca
Vinícius Jr dançando ao comemorar gol contra o Mallorca (Créditos: Angel Martinez / Getty Images)

A fala, entretanto, foi descontextualizada, com muitos portais chegando a publicar que houve ameaça a Vinicius por parte do jogador espanhol. Após o ocorrido, em um programa esportivo espanhol, o jornalista Pedro Bravo criticou as comemorações de gol do jogador brasileiro, as considerando desrespeitosas, avisando que o lugar de dançar é nos sambódromos do Brasil e pedindo que ele “deixasse de fazer macaquice”.

A fala, de cunho preconceituoso, repercutiu. Além de ser defendido por muitos jogadores em atividade ou não, como Pelé,Neymar e Gabriel Jesus, que comemorou gol no domingo dançando em sua homenagem, Vini postou um vídeo em suas redes sociais se defendendo. O vídeo, direcionado ao tom ofensivo e racista do jornalista, foi mal interpretado por parte da torcida do Atlético de Madrid, acreditando que era uma ofensa a Koke.

Após ser visto com Vinicius Jr, Éder Militão e Rodrygo, o compatriota Matheus Cunha teve suas atitudes criticadas pela torcida colchonera. No vídeo do túnel antes da partida, Matheus faz uma dancinha ao ver Vini e abraça o atacante merengue. O jogador do Atleti usou das redes sociais para se defender e defender Vini, esclarecendo o intuito do vídeo.

 “A p**** do post do Vini não foi pelo Koke, foi por um racista que tinha o microfone em um programa de TV. Qualquer um que assistiu à entrevista, sabe o que (Koke) disse. Nosso capitão tinha razão. Cada um faz o que quer quando marca (gol)”, disse Matheus, em seu Twitter, após a repercussão negativa entre a torcida.

Só que nenhum público gostaria de vê-los (jogadores do Real Madrid) dançar em sua casa. E o que eu mais queria era marcar, ajudar meus companheiros e dançar para ver minha torcida feliz. E eu lhe disse isso”, completou o jogador. Antes do início da partida, foram publicados vídeos da torcida do Atlético chamando Vinicius Jr de “mono”, ou seja, “macaco”.

A partida terminou com vitória do time visitante. O Real Madrid venceu os rivais por 2 a 1, com Rodrygo abrindo o placar. Na comemoração do gol, Vinícius e Rodrygo sambaram juntos, transformando o Wanda Metropolitano nos “sambódromos do Brasil”. Vini jogou os 90 minutos e, apesar de não ter marcado gol, foi essencial para o gol de Valverde.