Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / D10S

Maradona completaria 62 anos neste domingo

Lenda do futebol mundial, o argentino Diego Maradona completaria 62 anos de idade neste dia 30 de outubro; relembre cinco momentos marcantes do ídolo

Redação Publicado em 30/10/2022, às 20h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maradona completaria 62 anos neste domingo - GettyImages
Maradona completaria 62 anos neste domingo - GettyImages

Diego Armando Maradona Franco completaria 62 anos de idade neste domingo, 30 de outubro. O ídolo, lenda do futebol argentino e mundial, morreu no dia 25 de novembro de 2020 após sofrer uma parada cardiorrespiratória.

O lendário jogador argentino é considerado um dos maiores jogadores da história do futebol. Nascido no dia 30 de outubro de 1960, o polêmico atacante colecionou momentos de glória em sua carreira como atleta e, mais tarde, resolveu se arriscar na beira do gramado como treinador de futebol.

5 momentos mais marcantes de Maradona

GOL MAIS BONITO DAS COPAS: 

Na Copa do Mundo de 1986, um fato conseguiu mudar a história do futebol: o gol de Maradona, que até hoje tem o apelido de "o gol mais bonito da história das Copas". A jogada, na qual ele pega a bola no campo de defesa e dribla todos os adversários, até marcar o gol, é eternizada na memória de muitos amantes do futebol. Por justiça - e méritos, claro - a campanha foi coroada com o título mundial.


TÍTULO INÉDITO COM O NAPOLI

Como falado, Maradona não restringe a sua realeza à Argentina, apenas. Na Itália, ele possui a alcunha de melhor jogador da história do clube, mesmo com uma passagem rápida. Ao lado de um super time, que contava ainda com o brasileiro Careca, eles levaram a equipe a um título de Copa da UEFA, além de dois Campeonatos Italianos, até hoje os mais importantes da história do clube.

Maradona faria 62 anos neste domingo
Maradona faria 62 anos neste domingo (Crédito: GettyImages)

COPA DE 1986

A Copa de 1986 reformulou o que as pessoas consideram "futebol arte". A Argentina de Maradona encantou todos e todas com suas jogadas geniais e lances marcantes (um deles até foi falado acima). O que Maradona desempenhou naquele mundial faz com que muitos jornalistas e estudiosos do esporte bretão coloquem a sua participação como o "maior desempenho individual da história das Copas".

JOGADOR DO SÉCULO XX

Todos os fatores já citados, além de vários outros que estão enraizados na memória de milhares de pessoas, credenciaram Maradona a ser um dos melhores jogadores do século, e de fato ele foi. Em uma votação feita pela FIFA no ano 2000, através da internet, para premiar o jogador do século, a disputa estava -obviamente- entre Pelé e o argentino.

O surpreendente é que Maradona venceu Pelé, e com certa folga. Com a polêmica, a maior entidade do futebol reviu as fórmulas da votação e deu o título para o brasileiro. Apesar disso, o fato é que no primeiro momento, Dieguito venceu o prêmio de jogador do século.

"LA MANO DE DIOS"

Não poderíamos falar de lances de Maradona sem citar o gol antológico dele contra a Inglaterra pela Copa do Mundo de 1986 (sim, no mesmo jogo daquele golaço). Polêmicas à parte, o gol marcado com a mão esquerda de Diego, que segundo ele, foi uma forma de "vingar" as Maldivas (Ilha pela qual a Argentina e a Inglaterra entraram em guerra) e acabou entrando para a história. Esse lance, hoje, estampa muros, camisas, tatuagens de fãs ao redor do mundo.