Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / MAIS ESTRANGEIROS!

Liga Saudita amplia limite de estrangeiros e investimentos podem aumentar

A Federação de Futebol da Arábia Saudita anunciou a ampliação no limite de estrangeiros inscritos nos clubes e investimentos devem aumentar

Redação Publicado em 29/12/2023, às 15h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Liga Saudita amplia limite de estrangeiros e investimentos podem aumentar - Getty Images
Liga Saudita amplia limite de estrangeiros e investimentos podem aumentar - Getty Images

Chegando a metade da temporada na Arábia Saudita, a Federação de Futebol do país anunciou uma mudança importante para sua liga doméstica para 2024/2025. A partir da próxima temporada, cada clube da competição poderá inscrever até 10 jogadores estrangeiros em seus elencos. O limite anterior era de oito atletas não sauditas por time.

A mudança era estudada desde o início da atual temporada, levando em consideração a forte onda de investimentos dos principais clubes do país. No entanto, com essa ampliação de estrangeiros na Liga Saudita, os investimentos devem continuar massivos e se tornarem ainda maiores com uma possibilidade de movimentação no mercado mais intensa.

Porém, a mudança consta com algumas regras básicas. Dos dez estrangeiros, oito deles poderão ser inscritos sem nenhuma restrição de idade, mas dois deverão ter nascido a partir de 2003. Essa movimentação tem o intuito de ampliar os investimentos dos clubes em jovens talentos, não apenas em nomes consagrados e jogadores com maior experiência.

Além disso, cada clube terá que ter um jogador inscrito nascido na Arábia Saudita a partir de 1998, fomentando o desenvolvimento dos jovens locais no futebol. Mesmo com o teto de oito estrangeiros na última janela de transferências, a Liga Saudita foi a segunda que mais investiu no mundo.

Neymar em ação pelo Al Hilal (Crédito: Getty Images)
Neymar em ação pelo Al Hilal (Crédito: Getty Images)

Com investimentos centralizados nos quatro grandes clubes do país, que são o Al Hilal, Al Nassr, Al Ittihad e Al Ahli, outras equipes começaram a se manifestar, pedindo uma maior atenção. “Nós temos que mostrar na próxima janela, e a seguinte, que vamos ser levados a sério, que seremos competitivos no topo da liga”, disse Steven Gerrard, treinador do Al Ettifaq.