Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO MUNDO

Líder da extrema-direita da Hungria usa Copa para causar 1º incidente diplomático

Premiê da Hungria irrita líderes de países vizinhos ao posar com cachecol com mapa da configuração do país antes da Primeira Guerra Mundial

Redação Publicado em 23/11/2022, às 10h58 - Atualizado às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Líder da extrema-direita da Hungria causa 1º incidente diplomático da Copa - GettyImages
Líder da extrema-direita da Hungria causa 1º incidente diplomático da Copa - GettyImages

O premiê-criador-de-casos da Hungria, Viktor Orbán, causou a primeira polêmica diplomática na Copa do Mundo. Durante o encontro com um jogador de futebol húngaro, em evento sobre o Mundial, ele vestiu um cachecol estampado com o mapa da “Grande Hungria”, que engloba partes dos países vizinhos Ucrânia, Áustria, Eslováquia, Romênia, Croácia e Sérvia

A Hungria, que integrava o Império Austro-Húngaro perder parte de seu território após a derrota na Primeira Guerra Mundial. O encontro de Orbán irritou líderes de Ucrânia e Romênia, que protestaram contra a ‘manifestação revisionista’ e contataram seus embaixadores em Budapeste.

Orbán, no entanto, desdenhou da polêmica e afirmou que futebol não é política para justificar a ação. Ele ainda fez uma referência aos dois milhões de húngaros que moram nos países vizinhos.

Futebol não é política. Não leiam coisas que não estão lá. A seleção húngara pertence a todos os húngaros, onde quer que vivam!”, escreveu no Facebook. 

Em jogo morno, Marrocos e Croácia empatam na Copa do Mundo

Marrocos e Croácia se enfrentaram nesta quarta-feira, 23, pela Copa do Mundo 2022 em sua fase de grupos. Com o empate em 0 a 0, as equipes conquistaram um ponto cada na primeira rodada do torneio e aguardam o resultado de Bélgica x Canadá (jogo que também será realizado nesta quarta-feira, 23) para definir os novos desdobramentos na chave.

A partida teve um início relativamente tranquilo, com um revezamento por parte da Croácia, que buscava o controle de bola, e um Marrocos que tentava adiantar a marcação, mas sem pressionar seus adversários tão intensamente. Até os 18 minutos da primeira etapa, o veterano Modric se destacava, com aproximadamente 91% de precisão em seus passes.