Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SUL-AMERICANA!

Jornais uruguaios destacam final da Sul-Americana: "Invasão brasileira"

Finalíssima da Sul-Americana, entre Athletico-PR e Bragantino acontece neste sábado, 20, em Montevidéu, no Uruguai, e está agitando a cidade com a chegada dos torcedores

Redação Publicado em 20/11/2021, às 13h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estádio onde será a final da Sul-Americana - GettyImages
Estádio onde será a final da Sul-Americana - GettyImages

Neste sábado, 20, acontece a finalíssima da Sul-Americana, entre Athletico-PR e Red BullBragantino, em Montevidéu, no Uruguai, e horas antes do confronto começar, a torcida brasileira já virou destaque nos jornais locais com sua "invasão". As equipes se enfrentam às 17h (horário de Brasília e também hora local), no estádio Centenário.

Apesar de tomar conta da cidade, o confronto só não ganhou mais espaço na imprensa uruguaia por conta de demissão do técnico Óscar Tabárez da Seleção do Uruguai, que foi anunciada nesta sexta-feira, 19. Depois de 15 anos no comando, o treinador encerrou um ciclo conturbado, e ocupou várias páginas de jornais e revistas locais.

Ainda assim, os três principais jornais impressos do país não deixaram de valorizar a finalíssima entre os times brasileiros, que acontece na capital uruguaia. Inclusive, vale lembrar que Montevidéu está recebendo a primeira de uma sequência de finais continentais, que também foi um dos pontos destacados pela imprensa nas notícias.

Dessa forma, a Sul-Americana é a primeira de três decisões que vão acontecer na cidade. No domingo, 21, Montevidéu recebe a decisão da Libertadores Feminina, entre Independiente Santa Fé, da Colômbia, e Corinthians, no estádio Parque Central. Na semana que vem, dia 27, um sábado, acontece a decisão da Libertadores masculina, com Flamengo e Palmeiras, também no Centenário.

"Começa a festa no Centenário", escreveu o "El Observador" em sua chamada, valorizando justamente essa sequência de jogos no estádio que recebeu a final da primeira Copa do Mundo.

Já no "Diário La R", a manchete é focada em "Uruguai diante dos olhos da América e do mundo", dando destaque para o retorno de uma final continental na capital uruguaia depois de dez anos, sendo que a última vez foi entre Peñarol e Santos, pela Libertadores de 2011. Além disso, a presença dos torcedores brasileiros também foi destaque.

O "El País" citou que a capital foi "invadida por turistas brasileiros ansiosos por ver a final". O "Diário La R" informou que 2,1 mil pessoas foram registradas de quarta-feira, 17, até as 12h de sexta-feira, 19, segundo o órgão responsável por migração e imigração. O jornal também destaca o reforço de segurança perto do estádio Centenário.

Apesar de já ser uma quantidade de torcedores expressiva, a previsão é que esse número aumente com a chegada de mais brasileiros neste sábado, conforme o horário do jogo vai se aproximando. Assim, o "El Observador" indica que a expectativa de público é de 15 mil pessoas.

O El País também traz como manchete o "toque celeste" da final, com os uruguaios David Terans, do Athletico, e Emiliano Martínez, do Bragantino. O veículo lembra que os dois já se enfrentaram no clássico local entre Peñarol e Nacional. Além de comentar as reformas que o estádio Centenário passou, com custo aproximado de seis milhões de dólares, cerca de R$ 33 milhões, na cotação atual.

Athletico-PR e Bragantino decidem o título da Sul-Americana em jogo único. Caso a partida fique empatada no tempo normal, a decisão segue para prorrogação. Se o empate persistir, tudo será definido nos pênaltis.