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Futebol / PRÊMIO CANNES!

Curta sobre história de ex-árbitra ganha prêmio em Cannes

Produção conta a história da ex-árbitra brasileira Lea Campos, impedida de apitar partidas de futebol por ser mulher; curta conquistou prêmio na 70ª edição do Festival de Criatividade de Cannes

Redação Publicado em 28/06/2023, às 18h29 - Atualizado em 29/06/2023, às 11h32

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Intimus ganha prêmio em Cannes com curta sobre a história de ex-ábitra - Divulgação
Intimus ganha prêmio em Cannes com curta sobre a história de ex-ábitra - Divulgação

No Festival de Criatividade de Cannes, o curta-metragem “Lea”, sobre a ex-árbitra de futebol Lea Campos, ganhou o Leão de Ouro na categoria Entertainment for Sport. O curta, criado pela Ogilvy Brasil e promovido pela Intimus, marca de cuidados femininos, narra a história de uma profissional impedida de apitar jogos pelo fato de ser mulher e menstruar.

O filme de três minutos, com direção de cena de Olívia Lang e produção da Moon Heist, mostra a luta da brasileira, em 1967, para se tornar uma das primeiras árbitras do mundo. Na época, o futebol ainda era visto como um esporte apenas para homens. A produção retrata os preconceitos que Lea enfrentou para, anos depois, realizar seu sonho de apitar jogos de futebol.

“Nenhuma mulher deve ser impedida de fazer algo por ser mulher ou menstruar. E Lea Campos superou todos os estigmas, abrindo portas para que outras mulheres apitassem jogos importantes, como vemos hoje. Ela inspirou e incentivou ainda mais mulheres do mundo inteiro a não desistirem dos seus sonhos. Por isso, contar essa história e ainda ganhar esse Leão de Ouro é uma conquista para nós”, contou Marisa Cazassa, gerente executiva de marketing da Kimberly-Clark no Brasil.

“É uma grande satisfação ganhar o Leão de Ouro na premiação mais importante do mercado cinematográfico do mundo com um case tão emblemático quanto este que retrata a trajetória da Lea Campos de superação e questionamento ao estigma da menstruação e que segue o propósito da marca de incentivar o progresso feminino, reforçando que lugar de mulher é onde ela quiser. Estamos muito orgulhosos dessa conquista! Que a história da Lea continue incentivando outras meninas e mulheres a buscarem seus sonhos”, declarou Ronaldo Art, CMO da Kimberly-Clark para o Brasil.

Apresentações durante o festival de Cannes (Crédito: Getty Images)
Apresentações durante o festival de Cannes (Crédito: Getty Images)

Lea Campos foi impedida de apitar partidas de futebol, sendo confrontada por dirigentes como faria para atuar quando estivesse no período menstrual. Anos depois, ela finalmente conseguiu apitar jogos de grande importância no mundo e se tornou referência para que outras árbitras conquistassem os sonhos delas.

"É um orgulho para nós, da Ogilvy, receber esse Leão de Ouro com o case da Lea. Um filme essencial para as futuras gerações, que ficará registrado com maestria na história do futebol. A Lea foi pioneira em muita coisa, não só na profissão que escolheu lutar, ela quebrou paradigmas dentro e fora do campo, inspirou outras figuras femininas a entrarem nessa profissão e deixou registrado que o esporte não deve impor padrões. O case Lea é único, é gratificante para nós, como comunicadores compartilhar tudo isso com as pessoas", disse Sergio Mugnaini, Chief Creative Officer da Ogilvy Brasil.