Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / NA JUSTIÇA!

Flamengo entra na Justiça contra Globo por direitos de transmissão do Brasileirão; emissora responde

O clube carioca entende que há irregularidades no contrato para a o Campeonato Brasileiro deste ano

Marcello Sapio Publicado em 30/01/2020, às 14h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Flamengo entra na Justiça contra Globo - Getty Images
Flamengo entra na Justiça contra Globo - Getty Images

O Flamengo e a Rede Globo estão em rota de colisão. Após as partes não chegarem a um acordo para a transmissão do Campeonato Carioca de futebol, o time entrou na Justiça contra a emissora de televisão.

O principal motivo seria a insatisfação do clube carioca com a Globo por conta do Brasileirão e a não transmissão em TV aberta de jogos do Flamengo, por conta da concorrência com o grupo Turner, que tem os direitos com alguns clubes para o campeonato.

O atual campeão nacional e continental pede uma revisão no contrato que as partes tem para a exibição dos jogos.

Um trecho da petição diz: "O Grupo Globo agora enfrenta concorrência para a exibição de determinados jogos de clubes de quem não adquiriu direitos de transmissão para a TV fechada, a Ré age em abuso de direito e violação à boa-fé ao manobrarem a distribuição das exibições entre os diferentes formatos de mídia. Manobram para que os jogos do Flamengo não sejam exibidos em TVs aberta e fechada, e sim no sistema pay-per-view, quando existe a chance de a Ré dar lugar, na TV aberta, à exibição dos mesmos jogos exibidos por seu concorrente Esporte Interativo, com a finalidade de esvaziar e impedir a audiência exclusiva deste em TV Fechada"

A emissora carioca, na tarde desta quinta-feira, 30, emitiu uma nota dando o seu parecer sobre o caso e disse que espera solucionar as divergências o mais rápido possível.

A Globo ainda comunicou que age em favor do desenvolvimento do futebol brasileiro e que tem uma longa parceria com o clube carioca.

O desentendimento das partes vem desde o começo de 2020, quando não chegaram a um consenso sobre as trasmissões do Campeonato Carioca. Com isso, a emissora não poderá exibir nenhum jogo do Flamengo no estadual, salvo em clássicos e na final.

O Flamengo ainda afirmou que, se for campeão, mandará a conta da locomoção ao longo do torneio para a emissora pagar, como é normalmente acordado entre os clubes.

VEJA A NOTA DA REDE GLOBO NA ÍNTEGRA:

"A Globo recebeu pela imprensa a informação de que o Flamengo ajuizou uma ação cível no Rio de Janeiro em que alega divergir da Globo quanto à interpretação de três pontos do contrato que mantém com a empresa sobre os direitos de transmissão das partidas de futebol do Campeonato Brasileiro. Esses pontos dizem respeito à fórmula de cálculo da remuneração, à periodicidade dos pagamentos e ao ressarcimento de despesas com viagens. O clube teria pedido que a Justiça se manifeste sobre as divergências alegadas.

Sobre o assunto, a Globo divulgou nota em que ressalta que há mais de 30 anos, a relação da empresa com os clubes está pautada numa agenda comum que visa a valorização e o desenvolvimento do futebol brasileiro. E acrescenta que essa postura não tem sido diferente com o Flamengo, com quem tem um contrato para o Brasileirão nos mesmos moldes do celebrado com os outros clubes e que vem sendo cumprido regularmente, com transparência. A Globo não se manifesta sobre questões sub judice, mas que considera que são normais eventuais divergências sobre interpretações contratuais. E que confia que vai chegar numa solução consensual com o Flamengo, com quem tem uma parceria de longo prazo e uma paixão em comum, o futebol brasileiro."


5 itens que os torcedores do Flamengo vão amar

1- Relógio Technos Flamengo - https://amzn.to/2BnvNUJ

2- Taça Munique Flamengo - https://amzn.to/32uPVA6

3- Fone De Ouvido Intra Auricular Do Flamengo - https://amzn.to/2MW7eU2

4- Chaveiro Flamengo Chuteira - https://amzn.to/32uQiL0

5- Squeeze Flamengo Borrifadora - https://amzn.to/2MrjVHI

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.