Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / RECOPA SUL-AMERICANA

Expulsão e gol anulado: a derrota do Flamengo para o Del Valle

Pelo primeiro jogo da decisão da Recopa Sul-Americana, o Independiente del Valle venceu o Flamengo e abriu vantagem pelo título entre campeões continentais

Redação Publicado em 21/02/2023, às 23h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Expulsão e gol anulado: a derrota do Flamengo para o Del Valle - GettyImages
Expulsão e gol anulado: a derrota do Flamengo para o Del Valle - GettyImages

No duelo entre os campeões continentais de 2022 (Libertadores e Copa Sul-Americana), o Flamengo foi derrotado por 1 a 0 pelo Independiente del Valle, na noite desta terça-feira, 21, no Estádio Banco de Guayaquil, em Quito, no Equador, e abriu vantagem na ida da final da Recopa Sul-Americana. Carabajal anotou o único gol da partida.

O jogo de volta da Recopa está marcado para a próxima terça-feira 28 de fevereiro, às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. Vale lembrar que não há gol qualificado fora de casa, apenas a soma dos resultados define o campeão.

Retrospecto

Não foi a primeira vez que Flamengo e Independiente del Valle se enfrentaram pela Recopa Sul-Americana. Em 2020, o rubro-negro – então comandado pelo português Jorge Jesus – superou a equipe equatoriana para conquistar o título.

Escalações

Independiente del Valle: Moisés Ramirez; Fernández, Schunke, García Basso, Carabajal; Pellerano, Faravelli, Sornoza e Beder Caicedo; Lautaro Díaz e Kevin Rodríguez.

Flamengo: Santos; Varela, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Vidal Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro.

Time titular do Flamengo no duelo da Recopa Sul-Americana
Time titular do Flamengo no duelo da Recopa Sul-Americana (Crédito: GttyImages) 

O jogo

Considerado favorito para o duelo, o Flamengo fez um primeiro tempo abaixo do esperado. O time comandado pelo técnico Vítor Pereira criou pouco e não assustou o Del Valle; o Fla apostou em um chute de David Luiz e em jogadas de contra-ataque com Arrascaeta e Gabigol. Do outro lado, o goleiro Ramírez salvou a equipe equatoriana, que também não apresentou efetividade nas finalizações.

O jogo passou a ficar perigoso apenas na segunda parte da etapa final, com o Del Valle mais perigoso. Aos 23 minutos, o time da casa abriu o placar; após escanteio de Sornoza, o zagueiro subiu bem e cabeceou no meio da zaga rubro-negra para mandar à esquerda de Santos: 1 a 0.

O Del Valle chegou a balançar as redes pela segunda vez aos 26 minutos, com García Bastos. No lance, Arrascaeta tocou para Santos, que deixou a sobra com o zagueiro. No entanto, a bola bateu na mão do defensor e o tento foi bem anulado. Quase o segundo dos equatorianos.

O rubro-negro acordou após os gols – sendo um que não valeu – mas foi pouco efetivo. O time carioca passou a ter uma oportunidade de buscar o empate aos 43 minutos da segunda etapa, quando o volante Joao Ortiz foi expulso por acertar o rosto de David Luiz. O brasileiro recebeu o amarelo por uma falta no jogador adversário.