Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / MOMENTO DE REAJUSTES

Entenda o planejamento de Dorival para o São Paulo durante a Data Fifa

O São Paulo de Dorival Jr. terá o intervalo sem jogos proporcionado pela Data Fifa para se ajustar na temporada; Tricolor foi derrotado pelo Palmeiras no Morumbi

Dorival Jr., técnico do São Paulo (à esquerda) - Paulo Pinto/SaoPauloFC/Flickr
Dorival Jr., técnico do São Paulo (à esquerda) - Paulo Pinto/SaoPauloFC/Flickr

Pela primeira vez nesta passagem pelo São Paulo, Dorival Jr. terá uma semana destinada exclusivamente a treinos. Com a Data Fifa, o Tricolor volta a campo somente no dia 21 de junho para enfrentar o Athletico-PR, pela 11ª rodada do Brasileirão; até o fim do mês, o Soberano também disputa a última partida da fase de grupos da Sul-Americana, contra o Tigre.

Entre os ajustes a serem feitos pelo treinador, a bola área na defesa do São Paulo é um dos principais: dos últimos 10 gols sofridos pelo elenco, seis vieram de cruzamentos sobre a zaga. Na partida contra o Sport no Morumbi, pela Copa do Brasil, o problema ficou claro, uma vez que os três tentos do adversário foram originados em escanteios.

Para isso, Dorival conta com a solidez imposta por Arboleda e Beraldo quando estão juntos em campo. Embora os dois gols da vitória palmeirense no Choque-Rei tenham sido possibilitados pelas falhas do equatoriano, a dupla sob o comando do técnico fez com que o Tricolor sofresse apenas três balançadas nas redes em oito partidas quando foi titular.

A Data Fifa também deve beneficiar a chegada de Alexandre Pato: o intervalo sem jogos pode preparar o atleta, que já treina há um tempo com os seus colegas de elenco no CT da Barra Funda, para a sua reestreia. Apesar de variações no esquema tático serem cogitadas, a intenção de Dorival é utilizar o jogador como “segundo atacante”.  

São Paulo em campo contra o Palmeiras
São Paulo em campo contra o Palmeiras (Créditos: Paulo Pinto/SaoPauloFC/Flickr)

Além disso, o comandante do Soberano também espera, dentro do possível, esvaziar o departamento médico do clube no período sem partidas. Dorival conta com o retorno dos laterais Igor Vinícius e Moreira, além do atacante Erison. Galoppo, Ferraresi, Welington e Talles Costa, no entanto, ainda não possuem previsão de volta aos treinos no São Paulo.