Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / DESPEDIDA!

Da reza de Lula até crítica de Neto: veja como foi o velório de Pelé

Com a presença de Lula, Neto e outros nomes importantes para o Brasil, Pelé se despediu com um velório repleto de emoção; veja detalhes

Redação Publicado em 03/01/2023, às 10h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lula, Neto e outros grandes nomes participaram do velório de Pelé - GettyImages
Lula, Neto e outros grandes nomes participaram do velório de Pelé - GettyImages

O velório de Pelé chegou ao fim e contou com a presença de Lula, Neto e outros grandes nomes do esporte e também da política brasileira. Realizado na Vila Belmiro, o estádio que foi palco de tantos gols do maior jogador da história recebeu cerca de 230 mil pessoas, que se despediram do "Rei do Futebol". O adeus ao grande ídolo do Santos e da Seleção Brasileira moveu jornalistas de diferentes países e emocionou os fãs que acompanharam a sua carreira. 

O velório de Pelé teve início por volta das 9h30 (horário de Brasília) da última segunda-feira, 2, e teve seus portões fechados na Vila Belmiro por volta das 10h (horário de Brasília) desta terça-feira, 3. Durante essas 24h de despedida, os primeiros a aparecer foram os familiares do "Rei do Futebol". Sua mulher, Márcia Aoki, acompanhada de Edinho e os outros filhos do ex-jogador estiveram presentes. 

O caixão que carregava Pelé foi levado por algumas pessoas próximas da família, entre elas estavam Zé Roberto e Edinho. Os dois proporcionaram uma imagem marcando para o início do velório. Na sequência outros ex-jogadores chegaram e um deles foi Elano, que chegou visivelmente emocionado. Com o passar das horas, a Rede Globo fez a cobertura da cerimônia e Cleber Machado não aguentou e foi as lágrimas ao falar sobre a lenda do futebol. 

“Essa imagem... Comecei a ler coisas, é a primeira vez que temos uma imagem tão nítida do Pelé. Essa é de fazer chorar. Porque as imagens que temos dele é daquela fera. Daquela explosão. Big Bang do futebol, que é um antes dele e outro depois. Esse é o palco que Pelé transformou em algo semelhante ao Metropolitan (museu em Nova Iorque), e ele está lá no seu principal palco para o Edson ir embora”, disse o narrador.

Pelé
O Santos montou o palco da despedida de Pelé na Vila Belmiro (Crédito: GettyImages) 

O pai de Neymar também esteve presente no velório de Pelé e representou o filho: Por isso meu filho pediu para que eu estivesse aqui no lugar dele. Para trazer apoio à família. Sabemos como é perder alguém e não perdemos somente um atleta, perdemos um cidadão, a pessoa Pelé, o Edson Arantes. Nos deixa tristes. Hoje vamos prestar homenagem à família. Não, o Neymar não vem". 

O sósia de Pelé também protagonizou um momento emocionante ao falar sobre a ajuda que o rei deu a ele nos últimos anos: “Muito sentimento. Pelé deixou um legado fantástico. Eu só tenho de agradecer a Deus por tudo o que ele fez na minha vida. Ele me tirou do alcoolismo e me tornou um atleta da São Silvestre. Só tenho de agradecer. Fizemos três filmes juntos. Foram 20 anos dedicados a ele”, afirmou Nicanor.

Quem também emocionou todos com uma forte declaração foi Manoel Maria. Considerado o melhor amigo de Pelé, ele se despediu do rei: “Ele era mais do que um amigo, era um irmão. Não estava muito legal, mas me reconheceu. Não fui para me despedir dele. Fui para visitá-lo. Esperava vê-lo outra vez”.

Outra parte importante do velório de Pelé foi a despedida de Octávio e Gabriel. Ambos tinham pouco contato com o ex-jogador, mas deixaram claro que as diferenças foram deixadas para trás. Os dois eram netos do principal jogador da história do futebol mundial “Essa reconciliação com a família era o que minha mãe mais queria. É o que eu sempre falei: "Eu acredito que o amor venceu, isso é o mais importante. Fica o legado que o perdão cura todas as coisas, o amor cura todas as coisas e acho que é isso que a gente pode levar até o resto da vida”, falou Octávio Felinto.

Quem também esteve na Vila Belmiro foi o presidente de Fifa e também da CBF. Infantino prometeu que vai pedir para todos os países tenham um estádio com o nome de Pelé. Enquanto isso, Ednaldo Rodrigues garantiu que vai lutar pela manutenção da imagem do maior jogador de futebol no Brasil. O presidente da Conmebol foi outro que compareceu a cerimônia. 

Entre as autoridades, compareceram: Tarcísio de Freitas, governador recém-empossado do estado de São Paulo; Ricardo Nunes, prefeito da capital paulista; Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal; José Roberto de Paiva Gomes, prefeito de Três Corações, cidade natal de Pelé. Além disso, o presidente da Turquia e o embaixador da Nigéria estiveram na Vila Belmiro. 

Entre os ex-jogadores santistas: o ex-ponta direita Manoel Maria (melhor amigo de Pelé), o ex-volante Clodoaldo (também tri em 70 com a Seleção Brasileira), o ex-centroavante Serginho Chulapa e o ex-volante Lima. Além dos ex-atletas do Peixe, quem também compareceu foi o elenco atual do Santos. Todos os jogadores estiveram na Vila Belmiro para dar um último adeus. 

Os ex-jogadores Emerson Sheik e Paulo Roberto Falcão (atual coordenador técnico do Santos) estiveram entre os presentes, assim como o atual técnico do Santos, Odair Hellmann. Ao longo da madrugada, Neto também compareceu a cerimônia e o ex-jogador não poupou críticas ao Santos e ex-jogadores da Seleção Brasileira. 

Lula
Lula e Rosângela Lula da Silva deixaram o velóerio visivelmente abatidos (Crédito: GettyImages)

"Ele não é nosso ídolo, é ídolo do mundo. Só que nosso país é um país sem cultura, sem educação, que os pentacampeões não vieram, os tetracampeões não vieram, o treinador da Seleção não veio. Mas o mais importante é as pessoas virem. O Pelé é eternizado. As pessoas têm que entender que o Edson Arantes do Nascimento era uma pessoa como todos nós, que comete equívocos, que erra... O Pelé, não", afirmou. 

"E, por sinal, esse país não sabe quem é o Pelé. Nem o Santos sabe. As pessoas não sabem quem é ele. Por isso a gente tinha que homenagear quando ele estava vivo, não depois da morte. Parabéns ao Santos e a vocês da imprensa. O Pelé é um dos caras mais importantes depois de Jesus. É o maior ser humano de todos. Está com Mandela, Gandhi, só que a gente, brasileiro, não sabe reconhecer", finalizou.

Por fim, a última grande visita foi a de Lula. Além de ter mandado coroas, assim como os principais clubes do mundo, o presidente da República se despediu do rei. Ele chegou no final do velório de Pelé e confortou toda a família do maior jogador da história. Além disso, participou da missa e rezou pelo maior atleta da história do Brasil.