Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Testeira
Futebol » COPA DO NORDESTE!

Copa do Nordeste: Conheça a história da tradicional competição brasileira

Torneio terá início nesta terça-feira, 21, e conta com muitas particularidades interessantes ao longo de sua trajetória

Guilherme Assumpção Publicado em 21/01/2020, às 11h00

Imperatriz e CRB abrem a tradicional competição em 2020
Imperatriz e CRB abrem a tradicional competição em 2020 - Crédito: Rafael Ribeiro / CBF

A Copa do Nordeste é uma das competições mais tradicionais do futebol brasileiro e a edição de 2020 tem início nesta terça-feira, 21, às 19h (horário de Brasília), com o confronto entre Imperatriz e CRB. Por suas particularidades, o torneio é conhecido com um dos principais campeonatos regionais do país, já que, apenas times nordestinos disputam a competição.

Mas você sabe quando esta disputa teve início? Quem foi o primeiro campeão? O maior vencedor? Os apelidos dados ao torneio? Para responder todas estas questões, o SportBuzz preparou um resumo para contar todos os detalhes deste campeonato tão apaixonante.

De acordo com o Guia do Campeonato Brasileiro elaborado pela CBF, a primeira edição da Copa do Nordeste foi realizada no ano de 1976, quando ainda não recebia este nome. O Torneio José Américo de Almeida Filho foi disputado pela primeira vez e contou com a presença de 13 equipes.

Vitória é o maior vencedor da Lampions League (Crédito: GettyImages)

 

Os campeões e os vices de seis estados fizeram parte da primeira realização do tradicional campeonato. Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe tiveram representantes no campeonato, além do Volta Redonda, do Rio de Janeiro, que foi o convidado especial da organização.

Muito se pergunta sobre o real reconhecimento do Torneio José Américo de Almeida Filho e da Taça Governador Geraldo Bulhões (vencida pelo Sport no ano de 1994). No entanto, as duas competições foram reconhecidas pelo Guia do Campeonato Brasileiro, editado e distribuído pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 11 de setembro de 2012.

PRIMEIRO VENCEDOR

O primeiro campeão oficial da Copa do Nordeste foi o Vitória. Com ótima campanha na edição inaugural, o clube baiano venceu o América-RN por 3 a 0 e conquistou o primeiro dos seus cinco títulos. Os gols da partida foram marcados por Geraldão, duas vezes, e Zé Júlio.

Após longo período longe do calendário do futebol brasileiro, a Copa do Nordeste retornou com tudo para a vida dos amantes do esporte no ano de 1997, quando passou a ser organizada oficialmente pela CBF. O torneio foi disputado de maneira consecutiva até o ano de 2000. No ano de retorno, o campeonato teve sua fórmula de disputa alterada. Naquele momento, 16 clubes se enfrentariam em sistema de mata-mata. Além disso, todos os confrontos seriam disputados em jogos de ida e volta.

Nesta edição de 1997, os mesmos times que estiveram na primeira Copa do Nordeste fizeram parte da disputa. Porém, dois novos clubes passaram a integrar o campeonato. Santa Cruz, da Paraíba, e Ferroviário, do Ceará, foram as novidades. Mais uma vez, o Vitória esteve presente na grande decisão para enfrentar o rival Bahia. Utilizando-se do saldo de gols, o Vitória garantiu o bicampeonato da competição.

Bahia também tem ótimo retrospecto na competição (Crédito: GettyImages)

 

No ano seguinte, a fórmula foi alterada novamente e, desta vez, os 16 times foram divididos em quatro grupos, com os dois primeiros se classificando para a segunda fase. A final foi disputada entre Vitória e América-RN e o clube potiguar levou a melhor sobre os baianos.

Já em 1999, novos clubes foram chamados para a disputa do torneio.  Baraúnas-RN, Campinense-PB, Lagartense-SE, Juazeiro-BA e Porto-PE participaram pela primeira vez. E a competição parecia que foi feita para ser conquistada pelo Vitória. A hegemonia do clube chamou atenção e a grande decisão foi disputada mais uma vez contra o rival Bahia. E o Leão da Barra conquistou mais uma vez a Copa do Nordeste.

No ano de 2000, a fórmula dos grupos foi mantida e as únicas novidades foram os novos integrantes da competição. Poções-BA, Miguelense-AL e Coritiba-SE estiveram pela primeira vez no torneio. E adivinha quem esteve na final? Sim, o Vitória chegou à quarta decisão consecutiva. Porém, o rival foi diferente. O Sport fez dois jogos muito disputados e que acabaram empatados por 2 a 2. Como tinha a melhor campanha, a equipe do Recife ficou com o troféu.

NOVO ORGANIZADOR

Após a consolidação do torneio, a Associação de Clubes de Futebol do Nordeste passou a organizar a competição no ano de 2001. A partir daquele momento, os 16 times se enfrentaram em sistema de pontos corridos e os quatro primeiros se credenciaram para disputar as semifinais. Bahia, Fortaleza, Náutico e Sport foram os classificados. E o título ficou com o Tricolor baiano após derrotar o Fortaleza na grande decisão.

Bahia e Vitória conquistaram o campeonato nos anos de 2002 e 2003, respectivamente. No entanto, de 2004 a 2009 o torneio não foi realizado. O mesmo aconteceu mais tarde nos anos de 2011 e 2012. Até que, em 2013, a competição voltou a ser organizada pela CBF e foi disputada de maneira consecutiva até os dias de hoje.

Ceará se reforçou bastante para a disputa da Copa do Nordeste (Crédito: GettyImages)

 

COPA DO NORDESTE 2020

Neste ano, a competição será realizada com a presença de 16 times divididos em dois grupos. As equipes do pote A enfrentam os clubes do pote B. De acordo com o regulamento, os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final.

O Grupo A tem CRB, Sport, Bahia, Fortaleza, Botafogo-PB, ABC, River-PI e Frei Paulistano. O Grupo B é formado por Ceará, CSA, Vitória, Santa Cruz, Náutico, América-RN, Confiança e Imperatriz.

APELIDOS

Nem toda competição tem tanta particularidade como a Copa do Nordeste. Com suas ricas histórias, a competição recebeu outros nomes, que caíram nas graças do torcedor. Nordestão e Campeonato do Nordeste são “sinônimos” para o torneio. Contudo, um nome em especial chama atenção dos amantes do futebol. A Lampions League, que faz referência à Champions e à terra de Lampião, se tornou um dos principais campeonatos do Brasil por suas características e paixão vinda das arquibancadas.

MAIORES GOLEADAS

1998 - Vitória 7 a 1 CRB

1998 - Bahia 7 a 1 Fortaleza

2001 - Sergipe 7 a 0 Ceará

2002 - Bahia 10 a 2 Confiança (SE)

2002 - Náutico 8 a 2 Botafogo (PB)

2017 - Nautico 9 a 0 Uniclinic (CE)

VENCEDORES

TÍTULOS “NÃO” OFICIAIS

Sport – 1968

Ceará – 1969

Sport – 1970

Itabaiana – 1971

TORNEIO JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA FILHO

Vitória – 1976

TAÇA GOVERNADOR GERALDO BULHÕES

Sport – 1994

COPA DO NORDESTE

Vitória – 1997

América-RN – 1998

Vitória – 1999

Sport – 2000

CAMPEONATO DO NORDESTE

Bahia – 2001

Bahia – 2002

Vitória – 2003

Vitória - 2010

COPA DO NORDESTE

Campinense – 2013

Sport – 2014

Ceará – 2015

Santa Cruz – 2016

Bahia – 2017

Sampaio Correa – 2018

Fortaleza – 2019


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!