Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO NORDESTE

Copa do Nordeste: confira as finais históricas da maior competição regional do país

As decisões ganharam maior peso no território nacional depois de 2013, quando a CBF começou a organizar o torneio

Lucas Miluzzi Publicado em 17/01/2020, às 11h06 - Atualizado às 11h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bahia e Botafogo-PB na disputa pelo título da Copa do Nordeste, em 2015 - Felipe Oliveira / EC
Bahia e Botafogo-PB na disputa pelo título da Copa do Nordeste, em 2015 - Felipe Oliveira / EC

A Copa do Nordeste vem ganhando destaque no cenário nacional desde 2013, depois que a Confederação Brasileira de Futebol assumiu o controle. Porém, o campeonato foi criado no ano de 1976 e era organizado pela Liga Nordestina de Futebol. Nesse período, a competição não era tão acompanhada pelo Brasil inteiro, mas na região nordestina sempre teve grande importância.

No atual momento, a Copa do Nordeste vive sua melhor fase e o país inteiro aguarda pelo início do torneio. Mas enquanto ele não inicia, é sempre bom lembrar algumas finais que marcaram história nos últimos anos, e nada melhor do que sentir a emoção das últimas cinco decisões que mexeram com o Brasil.

ASA DE ARAPIRACA X CAMPINENSE (2013)

Essa foi a primeira final da competição depois da CBF assumir a organização do Torneio. Realizada em dois jogos, a decisão realizada entre Campinense e Asa de Arapiraca foi cheia de emoções e quem se deu melhor nesse novo modelo de campeonato foi a equipe paraibana

No primeiro confronto, o Campinense venceu a partida de maneira tranquila. Abriu 2 a 0 com gols de Thiago Granja e Jeferson Maranhense. Porém, nos acréscimos do jogo, o Asa diminuiu o placar com Wanderson e foi para a Paraíba precisando vencer por dois gols ou mais de diferença.

Com mais de 20 mil torcedores capixabas no Estádio Amigão, em Campina Grande, as esperanças dos torcedores do Asa duraram apenas os 45 minutos iniciais da partida.

Depois disso, só deu Campinense que fez mais dois gols com Jeferson Maranhense e Ricardo Maranhão. Com isso, a equipe conquistou seu primeiro título de Copa do Nordeste e entrou para a história por ser a primeira equipe a ganhar a competição em seus novos moldes.

BAHIA X CEARÁ (2015) 

Os dois chegaram a decisão depois de fazerem excelentes campanhas durante a competição daquela temporada. Na primeira partida da final, mais de 40 mil torcedores do Bahia compareceram a Arena Fonte Nova para acompanhar seu time. Mesmo com todo o apoio, quem se deu melhor foi o Ceará, que saiu do confronto vitorioso, após Ricardinho marcar um belo gol.

No jogo de volta, a torcida do Vôzão fez bonito e colocou cerca de 60 mil pessoas na Arena Castelão para confirmar o título do time. Com mais uma bela atuação do Ceará, a equipe da casa abriu 2 a 0 com um gol de Charles e outro gol contra, de Gilvan. Aos 43 minutos, Maxi Biancucchi diminuiu o prejuízo, mas era tarde demais para uma reação dos visitantes.  

SPORT X CEARÁ (2014)

Um ano antes de conquistar seu segundo título da Copa do Nordeste, o Ceará sofreu com a derrota para o Sport na final daquela temporada. O clube cearense perdeu a primeira partida por 2 a 0, na Ilha do Retiro, com um gol do centroavante Neto Baiano e Danilo.

Depois da bela atuação no jogo de ida, o Leão teve de encarar 60 mil torcedores na Arena Castelão e se comportou como um campeão do Nordeste deve se portar para conquistar a glória. 

O Vôzão saiu na frente com Magno Alves e pressionou em busca do gol de empate, mas Neto Baiano apareceu para converter uma penalidade e colocar seu nome na história da equipe pernambucana. Este foi o terceiro título do Sport desde que a competição foi criada.

BAHIA X SPORT (2017)

Uma das finais mais tensas da Copa do Nordeste foi essa entre Bahia e Sport. O clube baiano estava em busca de seu terceiro título na competição, mas para isso era necessário vencer o Leão, que havia ganhado a competição em 2014.

Com a Ilha do Retiro lotada, o Sport foi para cima do Bahia, criou algumas oportunidades, mas não soube aproveitar. Do outro lado, os baianos procuravam contra atacar, e foi em uma bela jogada que a bola encontrou Juninho para abrir o placar do confronto. No entanto, no final do jogo, o Sport lutou até o final e conseguiu empatar com Juninho.

Uma semana depois, os dois times se enfrentaram na Arena Castelão e com um grande público, o Bahia foi atrás do resultado e Edigar Junio apareceu para fazer 1 a 0. Com a vitória, o Tricolor de Ferro conquistava seu terceiro título da Copa do Nordeste depois de 15 anos de jejum.

FORTALEZA X BOTAFOGO-PB (2019)

Um dos títulos que entraram para galeria do Fortaleza foi o da Copa do Nordeste na temporada passada. O clube havia acabado de vencer a Série B do Brasileirão e vivia um momento iluminado naquele período do ano.

Os comandados por Rogério Ceni estavam obstinados em conquistar o primeiro troféu da competição para o Leão de Pici. Na primeira partida, a torcida do Fortaleza fez um belíssimo mosaico e mostrava que o clube não estava para brincadeira. Foi assim que o nome de Wellington Paulista entrou para a história e ele marcou o gol da vitória no jogo de ida.

Na Paraíba, o Botafogo foi em busca do resultado e também da vitória por dois ou mais gols de diferença. Mas com a necessidade de vitória, os paraibanos deixaram espaços e, logo no começo do confronto, Wellington Paulista marcou outro gol e garantiu o primeiro título da Lampios League para o Leão.


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.