Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / MUDANÇAS!

Coordenador médico da CBF explica medidas e restrições para o futuro: "Hoje tem gol do Gabigol, dancinha... isso não vai existir"

Jorge Pagura também não fez previsão para o retorno do futebol

Izabella Macedo Publicado em 15/05/2020, às 18h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Coordenador médico da CBF explica medidas e restrições para o futuro - Divulgação/CBF
Coordenador médico da CBF explica medidas e restrições para o futuro - Divulgação/CBF

Durante uma transmissão ao vivo realizada através do Instagram, o coordenador do protocolo nacional da CBF, Jorge Pagura não fez previsão para o retorno do futebol e ainda disse que a entidade segue à risca as orientações de cada estado, município e também do governo federal.

Com isso, o coordenador foi seguro ao garantir: nada vai ser mais seguro do que um treino de futebol quando houver a flexibilização.

"Quando liberarem as atividades não vai haver lugar mais seguro do que treino de futebol, jogo de futebol. As medidas que preparamos são altamente restritivas do ponto benéfico para a saúde de todos", afirmou Pagura.

O médico neurocirurgião, que também é presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol da CBF, avisou que as comemorações terão que mudar e assim, o comportamento dos atletas em campo de maneira geral terá que ser repensado.

"O barulho do silêncio é a nova tônica que a gente vai ver no futebol. O abraço, a comemoração, "hoje tem gol do Gabigol, dancinha... isso não vai existir", disse.

Pagura contou que ouviu mais de 100 médicos de diversas associações para finalizar o protocolo. O documento prevê testes do tipo RT-PCR, considerado como o mais assertivo, e também testes rápidos, que são mais simples.

"Alemanha resolveu os problemas deles, mas não podemos nos comparar com eles, tem a diferença econômica. Mas vamos ter testagem sim, não podemos fazer teste de RT-PCR em cada um porque pode demorar, tem que esperar entre o 3º e o 7º dia, então teria que testar e isolar. Então vamos ter grande questionário clínico, testes rápidos e série de coisas. Dentro desse plano, qualquer sintoma vamos tratar como doente e daí vai para o RT-PCR. Mas uma coisa é analisar para 80 jogos. Outro, fazer em 380 jogos, que é só da Série A. E mais de mil em outras séries. É inviável RT-PCR para todos", ressaltou.

Quanto a previsão de retorno das atividades esportivas, o coordenador foi firme ao afirmar que é algo que ainda não existe.

"Não tem. A CBF, na figura do presidente Rogério Caboclo, respeita totalmente as decisões que vêm dos órgãos federal, estadual e municipal. Não vai mexer uma palha para forçar nada. Há um mês e meio que estou trabalhando nesse projeto. Junto com médicos, epidemiologistas. Estamos totalmente prontos para voltar com a maior segurança dentro da sua atividade aqui no país. Quando o futebol fala todo mundo escuta. Nossa responsabilidade na execução do plano é muito grande", contou.


5 itens do seu time do coração que você não pode ficar sem

1- Camisa Adidas São Paulo 2018 - https://amzn.to/31uv12K

2- Livro Maquete 3D Estádio Vila Belmiro - https://amzn.to/2IZ3AaY

3- Mochila Corinthians - https://amzn.to/2psy3ax

4- Caneca com Abridor,  Flamengo - https://amzn.to/31uUJnQ

5- Fone de Ouvido Cruzeiro - https://amzn.to/33GhR4d

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.