Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ONDE VAI SER?

Conmebol estuda tirar final da Sul-Americana de Montevidéu; entenda

Jogo está marcado para o dia 28 de outubro, no Uruguai; times brasileiros como Fortaleza ou Corinthians, que disputam a semifinal, podem estar na grande final

Corinthians pela Sul-Americana - GettyImages
Corinthians pela Sul-Americana - GettyImages

Nesta quinta-feira, o Conselho da Conmebol se reúne para discutir, entre outros assuntos, a possibilidade de tirar a final da Copa Sul-Americana da cidade de Montevidéu, capital do Uruguai. O jogo, que está marcado para o dia 28 de outubro, vai contar com pelo menos um brasileiro, visto que Fortaleza e Corinthians se enfrentam na semifinal.

O motivo ainda não está claro, mas segundo a apuração da Rádio Itatiaia, tem algo a ver com o estádio que receberia o jogo. Até o momento, a confederação ainda não decidiu entre o Centenário, com capacidade para 60 mil torcedores, e o Parque Central, que pertence ao Nacional, onde recebe 40 mil pessoas. O impasse fez com que a cúpula avaliasse tirar a partida de Montevidéu, que foi escolhida desde março pra sediar o evento. Assunção, no Paraguai, está entre as opções para troca.

Além disso, colocar no Maracanã, no Rio de Janeiro, visto que a final da Copa Libertadores, que acontece no dia 4 de novembro, não foi discutido por questões esportivas, pois um clube brasileiro estará contra um argentino, o Defensa Y Justicia, ou um equatoriano, a LDU.

Um dos problemas para o palco da final ainda não ter sido decidido é o calendário do Campeonato Uruguaio, que marca para o final de semana de 28 de outubro o maior clássico do país, entre Nacional e Peñarol, que deveria acontecer no Parque Central. A entidade exige que o local seja exclusivo para seu evento a partir de 15 antes do confronto, ou seja, o maior jogo do Uruguai não aconteceria. Mas, segundo a Itatiaia, o principal motivo é por esperar que os semifinalistas fossem definidos.

Por exemplo, se Corinthians e São Paulo passassem, o Centenário seria escolhido pela capacidade. Então, como a LDU passou, seria menos custoso marcar para o Parque Central, que recebe menos pessoas. Entretanto, os 40 mil que poderiam acompanhar a partida, viraram 20 mil que serão disponibilizados para compra, visto que o restante fica para hospitalidade e parceiros da Conmebol.