Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / VAI QUEBRAR O TABU?

Com vantagem na final, Santos pode voltar a conquistar título após oito anos

Com vantagem na grande final, o Santos pode quebrar o jejum e voltar a conquistar um título depois de quase uma década; relembre o último troféu

Redação Publicado em 07/04/2024, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Santos pode voltar a ganhar título após 8 anos - Flickr Santos / Ivan Storti
Santos pode voltar a ganhar título após 8 anos - Flickr Santos / Ivan Storti

Quase oito anos depois, o Santos pode voltar a conquistar um título neste domingo, 7, já que decidirá o Campeonato Paulista contra o Palmeiras, no Allianz Parque. A equipe não levanta um troféu desde 2016, quando venceu o mesmo campeonato em cima do Audax de Fernando Diniz, grande sensação daquela edição.

Como é de se imaginar, o time da época era muito diferente em relação ao atual, com Gabigol e Ricardo Oliveira como os principais destaques ofensivos. Do outro lado do campo, Vanderlei era tido como um dos melhores do país na posição, além de também contar com Renato, Thiago Maia e Lucas Lima no meio-campo.

Desde então, a equipe chegou a três vices, mas sempre bateu na trave, perdendo os Brasileiros de 2016 e 2019 para Flamengo e Palmeiras, respectivamente, além da Libertadores de 2020, também para o Verdão. A principal curiosidade fica pelo momento em que o jejum pode acabar, já que o clube vive a pior fase de sua história, se preparando para jogar a segunda divisão nacional pela primeira vez.

Apesar disso, a nova diretoria chegou e logo ajustou o time, dispensando antigos jogadores e contratando novos, mesmo que experientes, como Gil e Giuliano. O retorno de Fábio Carille também foi fundamental e o time ficou com a segunda melhor campanha da primeira fase do estadual, atrás apenas do rival da decisão.

Santos tem vantagem na final do Paulistão
Santos tem vantagem na final do Paulistão - Flickr Santos / Raul Baretta

Agora, a torcida do Peixe conta com grande expectativa pelos últimos 90 minutos da final, já que a primeira metade acabou em vantagem para o clube. A vitória por 1 a 0 no primeiro jogo dá o direito do empate para a volta, além de uma derrota por um gol ainda levaria para a disputa de pênaltis.