Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / QUEDA DE RENDIMENTO

Com desfalques, Liverpool tem pior início de temporada da Era Klopp

A derrota do Liverpool para o Manchester United consagrou o pior início de temporada em sete anos de Jurgen Klopp no futebol inglês, com dois de nove pontos conquistados

Giulia Vanni Publicado em 23/08/2022, às 16h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jurgen Klopp na derrota do Liverpool para o Manchester United - GettyImages
Jurgen Klopp na derrota do Liverpool para o Manchester United - GettyImages

A derrota para o Manchester United, na segunda-feira, 22, marcou o que já vinha a ser o pior início de temporada do Liverpool na Premier League sob comando de Jurgen Klopp. O clássico acabou com o placar de 2 a 1, mas o desempenho dos Reds deixou a desejar. Demonstrando muitos problemas no meio de campo, principalmente na marcação, a equipe sofreu gols de Jadon Sancho e Marcus Rashford, sendo Mohamed Salah o único marcador deles.

O treinador alemão está há sete anos no comando do time inglês, mas nas três rodadas iniciais desta Premier League, contou com dois empates, contra o Fulham, fora de casa, e contra o Crystal Palace, em Anfield, além da derrota no clássico. Com os resultados decepcionantes e apenas dois de nove pontos acumulados no campeonato, o Liverpool começou sofrendo o primeiro gol em suas sete últimas partidas da liga, algumas vezes revertendo o resultado.

A principal preocupação da equipe são os desfalques na defesa e no meio campo. Para a zaga, Klopp deixou de contar com dois importantes atletas: Joel Matip e Ibrahima Konate. Com boa rodagem para a titularidade ao lado de Virgil van Dijk na última temporada, ambos fizeram seguras atuações, não concedendo sequer um pênalti nas 38 rodadas da liga.

A fragilidade defensiva relembra a temporada de 2020/21, onde todos os zagueiros disponíveis se lesionaram e o treinador precisou contar com a volta de Nat Phillips do empréstimo, e Rhys Williams, subindo da categoria de base. Na ocasião, o time garantiu a vaga para a Champions League apenas na última rodada.

Virgil van Dijk na partida entre Liverpool e Manchester United
Virgil van Dijk na derrota do Liverpool para o Manchester United (Crédito: GettyImages)

Já para o meio campo, a situação de Thiago Alcântara é de alerta. Desde a chegada do jogador a Merseyside, em 2020, foram inúmeras lesões e desfalques na equipe em mais de 40 partidas. Naby Keita também conta com lesões recorrentes e, por falta de sequência, não conseguiu atender às expectativas da contratação. Além destes, o jovem talento Curtis Jones também desfalcou o setor para a partida em Old Trafford.

No ataque, apenas duas ausências: Diogo Jota, por um problema no tendão, e Darwin Nuñez, cumprindo suspensão. O uruguaio recebeu cartão vermelho direto na partida anterior, contra o Palace, por uma cabeçada em Andersen, após não resistir à provocação. A nova contratação do Liverpool ficará de fora por mais duas partidas, como manda a regra.

Apesar de semifinalista da Champions League, vice campeão da Premier League, campeão de ambas copas nacionais e do Community Shield, o início de temporada inglesa preocupa o treinador. “Nós passamos pela semana com 14, 15 jogadores seniores disponíveis e agora precisamos garantir que eles não se machuquem. Eu estou preocupado com nossa situação, mas é assim. Nos preparamos para o Bournemouth e o Newcastle agora”, avaliou o alemão.

A boa notícia do meio de campo é o jovem Fábio Carvalho, contratado do Fulham nesta última janela de transferências. O jogador, apesar de não ter muito tempo em campo, foi um dos pontos altos dos Reds na partida contra o Manchester United. No mercado da bola, o clube é ligado a diversos nomes, com destaque para Jude Bellingham, do Borussia Dortmund, que está sob scouting do Liverpool há anos.