Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Futebol » MANCHESTER CITY

Clubes da Premier League enviam carta para garantir que City não jogue a Champions, diz jornal

Após punição da Uefa, Citizens apelam contra decisão e podem se beneficiar enquanto caso não é definido

Gabriela Santos Publicado em 25/03/2020, às 11h53

Clubes da Premier League enviam carta para impedir que City jogue a Champions
Clubes da Premier League enviam carta para impedir que City jogue a Champions - GettyImages

O Manchester City pode ter complicações para tentar reverter a punição da Uefa, que baniu o clube das competições continentais pelas próximas duas temporadas.

Segundo o jornal Daily Mail, oito dos 10 primeiros colocados do Campeonato Inglês enviaram cartas à Corte Arbitral do Esporte (CAS) para assegurar que a punição ao City não seja suspensa enquanto o clube apela contra a decisão da entidade máxima do futebol europeu. Caso o pedido seja aceito, os Citizens ficariam impedidos de disputar a Champions League da próxima temporada.

De acordo com a publicação, os pedidos foram enviados por Liverpool, Leicester, Chelsea, Manchester United, Wolverhampton, Tottenham, Arsenal e Burnley. Entre os 10 primeiros da Premier League, apenas Sheffield United e o próprio Manchester City não enviaram as cartas.

O caso

Em fevereiro, a Uefa anunciou que o Manchester City foi banido pelas próximas duas temporadas das competições europeias, como punição ao descumprimento e fraude das regras de fair play financeiro. A entidade ainda multou o clube inglês em 30 milhões de euros (R$ 140,2 milhões).

Após a decisão da Uefa, os Citizens registraram recurso na Corte arbitral do Esporte (CAS) na tentativa de reverter a punição. Em comunicado oficial, o tribunal disse que não há prazo para decidir sobre o caso. Isso poderia favorecer o City, que tentaria uma "manobra" para poder disputar a Champions League da próxima temporada normalmente.

Inicialmente, as denúncias contra o clube foram feitas pela revista alemã Der Spiegel, em novembro de 2018. E-mail vazados apontaram irregularidades nos valores recebidos pelo Manchester City por meio de Sheik Mansour bin Zayed Al Nahyan, proprietário do clube e integrante da família que governa Abu Dhabi.

Segundo a investigação, apenas 12% dos 67,5 milhões de libras para patrocínio de camisa, estádio e as divisões de base foram de fato pagos pela Etihad Airways. Embora descrito como verba de patrocínio no balanço do clube, o restante do valor foi aporte direto do dono clube. Essa é prática proibida pela Uefa.

A punição da entidade vale a partir da temporada 2020/ 2021.


5 itens essenciais para os torcedores do Manchester City

1- Camisa Puma Manchester City Home 2020 - https://amzn.to/2JdcNwx

2- Mochila G Sport - https://amzn.to/32Fry2K

3- Bola De Futebol Número 5 - https://amzn.to/2o8jIQd

4- Moletom Puma Manchester City Hoodie - https://amzn.to/2qzDYep

5- Porta Tênis com duas divisões - https://amzn.to/2pGSVeo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

SportBuzz agora está no Spotify! Você quer ficar por dentro de todas as novidades do universo esportivo e dos seus atletas preferidos? Acesse https://spoti.fi/2HmL6A4 não dê mais nenhuma bola fora com o seu time do coração!