Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / FINALISTAS!

Chelsea é o primeiro clube a chegar às finais da Champions League masculina e feminina na mesma temporada

Time feminino se classificou ao derrotar o Bayern de Munique na semi, enquanto o masculino deixou pelo caminho o Real Madrid

Lucas Cesare Publicado em 06/05/2021, às 15h43 - Atualizado às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jogadores dos times feminino e masculino do Chelsea comemorando vagas nas finais da Champions League - Getty Images
Jogadores dos times feminino e masculino do Chelsea comemorando vagas nas finais da Champions League - Getty Images

O Chelsea é uma equipe inglesa, localizada na parte central de Londres e que, nas últimas duas décadas, desde que foi comprado pelo russo Roman Abramovich, tem marcado seu nome no cenário europeu e mundial.

A equipe masculina já é mais consolidada. Até hoje, disputou duas finais de Champions League, uma na temporada 2007-08, quando foi derrotada pelo Manchester United e a outra em 2012, quando sagraram-se campeões contra o grandioso Bayern de Munique.

Na última quarta-feira, 5, o Chelsea derrotou o Real Madrid e carimbou o passaporte para Istambul, onde enfrentará o Manchester City na terceira final de Liga dos Campeões de sua história.

Já as garotas possuíam maior relevância apenas no cenário nacional, até então. Três vezes campeãs do Campeonato Inglês (2015, 2017-18 e 2019-20), duas da Copa da Inglaterra (2014-15, 2017-18), entre outros títulos, elas conseguiram, pela primeira vez, se classificar para a final do maior Campeonato feminino entre clubes do planeta.

Vamos relembrar como foram as campanhas:

TIME FEMININO

As garotas do time londrino chegam à final com uma campanha impressionante. Enfrentaram o Benfica nos 16 avos de final e derrotaram as portuguesas nos dois duelos, 5 a 0 na ida e 3 a 0 na volta. Depois disso, veio o Atlético de Madrid nas oitavas (mesmo adversário da equipe masculina coincidentemente) e construíram boa vantagem no primeiro jogo, ao vencer por 2 a 0. Na volta, um empate em 1 a 1 foi o suficiente para se classificarem.

Jogadoras do Chelsea comemorando vitória contra o Bayern (Crédito: GettyImages)

Nas quartas receberam o Wolfsburg, da Alemanha e novamente conseguiram duas vitórias. 2 a 1 na ida e 3 a 0 na volta credenciaram as inglesas para a semifinal do torneio. Nessa fase, se depararam com as garotas do Bayern de Munique e saíram derrotadas no jogo de ida, por 2 a 1, perdendo a invencibilidade na competição. Porém, na volta aplicaram um belo 4 a 1 em casa e garantiram a vaga para a final, onde enfrentarão o Barcelona.

Outro fator que é interessante citar, é que o time feminino do Chelsea, além de finalista da Liga dos Campeões, também está na final da Copa da Inglaterra e é líder do Campeonato inglês, podendo alcançar a tríplice coroa, algo feito previamente na Inglaterra apenas pela equipe do Arsenal de 2006-07.

TIME MASCULINO

Os rapazes talvez não construíram uma campanha tão brilhante quanto a das mulheres, mas ainda assim têm conquistado feitos impressionantes na temporada. A troca de treinadores no início de 2021 fez muito bem à equipe, que de lá para cá, passou a ter muito mais consistência defensiva e conseguido ótimos resultados.

Na Liga dos Campeões, o Chelsea passou em primeiro no grupo que ainda contava com Sevilla, Rennes e Krasnodar, com quatro vitórias e dois empates. Depois, enfrentou o Atlético de Madrid nas oitavas e saiu vitorioso nos dois confrontos, ao vencerem os espanhóis por 1 a 0 na ida e depois 2 a 0 na volta, em casa.

Jogadores do Chelsea comemorando gol contra o Real Madrid (Crédito: GettyImages)

Nas quartas enfrentaram o Porto e no primeiro jogo, Mason Mount e Ben Chilwell garantiram o 2 a 0 para a equipe inglesa que os deixou com um pé na próxima fase. No jogo da volta, a equipe até foi derrotada pelos portugueses, por 1 a 0, mas não foi o suficiente para colocar um ponto final no sonho inglês.

Classificados, enfrentaram o Real Madrid nas semifinais e, novamente ótimos resultados. 1 a 1 no jogo de ida em Madrid, que ficou com um gosto amargo de quem poderia ter matado o jogo se não tivessem perdido tantos gols. Depois, um 2 a 0 na Inglaterra foi o suficiente para carimbar o passaporte para Istambul, onde enfrentarão o Manchester City na grande decisão do torneio.

Quando acontecerão os jogos?

A final da Champions League Masculina será no dia 29 de Maio, às 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul. Já a final feminina acontecerá no dia 16 de maio, também às 16h (de Brasília), no Estádio Gamla Ullevi, na Suécia.