Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / MUDANÇAS À VISTA?

Brasileirão estuda reduzir número de rebaixados a partir de 2023

O conselho técnico do Brasileirão debaterá nesta terça-feira a diminuição do número de rebaixados no Campeonato Brasileiro, buscando se assemelhar as ligas europeias

Redação Publicado em 14/02/2023, às 14h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brasileirão pode ter algumas regras alteradas em 2023 - Getty Images
Brasileirão pode ter algumas regras alteradas em 2023 - Getty Images

O conselho técnico do Brasileirão 2023, formado pelos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro se reunirá nesta terça-feira, 14, para discutir se o número de rebaixados por edição diminuiria de quatro times para três a partir deste ano. A reunião servirá para que cada clube defenda o seu ponto e uma votação deve ser feita o quanto antes.

O principal motivo para que os clubes vejam como necessária a mudança na regra é por conta dos campeonatos europeus, já que grande parte das ligas da Europa tem apenas três rebaixados por edição. Assim, acaba gerando uma menor rotatividade das equipes entre as divisões e a manutenção na elite acaba sendo mais fácil.

Outro tema que será debatido é o aumento de estrangeiros permitidos por jogo em partidas nacionais. Atualmente, cada clube só pode inscrever cinco jogadores que não nasceram no Brasil por confronto, porém a ideia é aumentar este teto devido a crescente chegada de atleas de outros países no futebol brasileiro nos últimos anos.

Um dos clubes que mais sofre com a regra é o São Paulo, que em 2023, tem que sempre deixar um gringo de fora da lista de relacionados para a partidas por ter em seu elenco um número superior ao permitido. Assim, Rogério Ceni tem feito um revezamento no jogo a jogo, para que possa usar os melhores atletas para determinado adversário.

São Paulo é um dos clubes que mais sofre com o limite de estrangeiros atualmente (Getty Images)