Sportbuzz
Testeira
Futebol / OLIMPÍADAS - FUTEBOL MASCULINO

Richarlison brilha, Brasil bate a Alemanha por 4x2 e estreia com o pé direito nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Richarlison marcou três vezes e foi o grande nome da vitória do Brasil

Redação Publicado em 22/07/2021, às 09h19 - Atualizado às 10h25

Brasil atropela a Alemanha e estreia com o pé direito nas Olimpíadas - Getty Images
Brasil atropela a Alemanha e estreia com o pé direito nas Olimpíadas - Getty Images

Nesta quinta-feira, 22, o Brasil estreou no futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O confronto contra a Alemanha trouxe consigo um histórico recente de duas emoções diferentes para os brasileiros.

A primeira, traz a tristeza do inesquecível 7x1 na semifinal da Copa do Mundo de 2014. Já a segunda, é a emoção do primeiro ouro olímpico da história do futebol brasileiro, vencido nos pênaltis contra os alemães, em 2016, no Maracanã.

O jogo

A partida começou com grande superioridade do Brasil, já criando a primeira oportunidade no primeiro minuto de jogo. Em boa jogada pela direita, Antony cruzou, mas ninguém chegou para completar para as redes. A bola até sobrou chegou em Guilherme Arana, mas o cruzamento do lateral parou nas mãos do goleiro.

Aos quatro minutos, em contra-ataque fulminante, o Brasil chegou de novo, desta vez com Matheus Cunha, que bateu cruzado, mas viu o goleiro Müller fazer grande defesa. O camisa nove não desistiu e iniciou a jogada do gol brasileiro quando, depois de brigar pela bola, tocou para Antony, que acertou um lindo passe para Richarlison, que finalizou duas vezes para conseguir marcar.

A pressão brasileira continuou. Aos 14 minutos, o camisa 10 da Seleção Olímpica aproveitou a falha da zaga, tentou driblar o goleiro, se enrolou com a bola e finalizou em cima da defesa. Na sobra, Claudinho finalizou, mas parou no goleiro alemão.

Aos 21 minutos, Richarlison aproveitou o cruzamento perfeito de Guilherme Arana e subiu para cabecear sozinho para ampliar a vantagem. 2x0 Brasil.

A primeira chance dos alemães foi aos 24 minutos do primeiro tempo. Depois de falha de Nino, Amiri limpou Daniel Alves e bateu cruzado, mas parou em Santos. Cinco minutos depois, Richarlison marcou o terceiro dele e do jogo. Depois de receber a bola de Matheus Cunha, o atacante entrou na área e finalizou para o fundo da rede. 3x0.

Após abrir larga vantagem, a seleção brasileira diminuiu o ritmo e foi cadenciando o jogo. Aos 45 minutos, depois de bola alçada na área, a bola bateu no braço de Henrichs e o juiz marcou o pênalti. Matheus Cunha foi para a bola, mas parou em Müller.

A segunda etapa começou mais estudada, mas o Brasil continuou criando. A primeira chance brasileira foi aos seis, com Matheus Cunha, que de dentro da área finalizou para nova defesa do goleiro alemão.

Aos oito minutos foi a vez de Claudinho. O meia recebeu um ótimo cruzamento e, sozinho, de dentro da área, finalizou por cima do gol. Três minutos depois, a Alemanha chegou. Em bola sobrada na entrada da área, Amiri finalizou de primeira e viu a bola fraca quicar na pequena área, enganar Santos e morrer no fundo da rede. 

Logo após o gol, o Brasil seguiu pressionando, mas não teve muitas chances claras de gol. Até os 29 minutos, quando, depois de falha da defesa, Matheus Cunha tocou de calcanhar e Bruno Guimarães finalizou para boa defesa do goleiro da seleção alemã.

Aos 38, a Alemanha, em mais um lance isolado, chegou ao segundo gol. Após cobrança curta de falta no meio campo, a bola foi até a ponta esquerda e, em bola alçada na área, Ache subiu nas costas de Diego Carlos para diminuir.

Após 23 finalizações, o Brasil assegurou a vitória com Paulinho, aos 49 minutos do segundo tempo. 4x2.

Com a vitória, o Brasil soma seus primeiros três pontos e agora se prepara para enfrentar a Costa do Marfim no próximo domingo, 25.


Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!