Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / NOTA OFICIAL

Athletic reclama de arbitragem de derrota para o Atlético-MG

Athletic formaliza reclamação contra a arbitragem do jogo contra o Atlético Mineiro, válido pela semifinal do estadual, por conta de um pênalti não marcado para a equipe

Redação Publicado em 20/03/2023, às 13h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Semifinal entre Atlético-MG e Athletic foi recheada de polêmicas - Pedro Souza / Atlético
Semifinal entre Atlético-MG e Athletic foi recheada de polêmicas - Pedro Souza / Atlético

O Athletic emitiu uma nota oficial reclamando dos critérios da arbitragem no jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineirode 2023 contra o Atlético-MG. De acordo com a equipe de São João del Rei, localizada no sul de Minas Gerais, houve um pênalti claro de Everson no lateral Nathan, após o goleiro do Galo acertar um tapa no jogador adversário.

O lance ocorreu aos 28 minutos do segundo tempo, quando o Atlético vencia pelo placar de 1 a 0. A polêmica foi que no momento que Everson dá um chutão na bola para afastar o perigo, o goleiro abre demais o braço e acaba acertando Nathan no rosto, podendo ser visto de forma proposital. O VAR chamou o árbitro para a marcação do pênalti, que decidiu manter a marcação de campo.

O Athletic precisava pelo menos empatar o jogo para se classificar para a grande final do Campeonato Mineiro. Com a vitória por 1 a 0 na partida de ida, bastava não perder o jogo para avançar rumo a decisão. O Galo mineiro acabou vencendo por 1 a 0 e se classificou por ter feito melhor campanha na primeira fase, mesmo com o agregado terminando em 1 a 1.

Everson foi o autor do episódio polêmico na partida de volta da semifinal (Pedro Souza / Atlético)

Confira a nota divulgada pelo Athletic após o jogo:

"O Athletic Club vem a público manifestar seu repúdio em relação à conduta da equipe de arbitragem no jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. Uma decisão equivocada do árbitro interrompeu o sonho de uma cidade.

Em lance ocorrido aos 27 minutos do segundo tempo, ao sair da meta para dar um chutão na bola, o goleiro da equipe adversária acertou um tapa no rosto do nosso lateral Nathan, dentro da grande área.

O movimento do atleta adversário é antinatural, caracterizando a infraçãodentro da área. O árbitro da partida foi acionado pela equipe do VAR, sugerindo a marcação do pênalti, mas equivocadamente interpretou como lance normal.

Essa manifestação oficial só ocorre após uma criteriosa análise do lance, inclusive com o amparo de diversos especialistas em arbitragem. Todos os analistas consultados foram unânimes em destacar que o atleta do Esquadrão de Aço sofreu falta dentro da área do adversário. Além disso, diversos comentaristas de rádio e TV também destacaram que o Athletic Club foi prejudicado com a decisão.

A decisão equivocada do árbitro da partida representa muito mais que um simples erro, ela coloca fim em uma participação histórica da nossa equipe no campeonato estadual, interrompendo o sonho de uma cidade e de centenas de trabalhadores que se dedicam diariamente para o sucesso deste clube.

O Athletic entendeu ser necessário defender seus direitos e cobrar providências da Federação Mineira de Futebol. Por isso, enviará à entidade um ofício exigindo medidas firmes para que os clubes do interior tenham seu trabalho respeitado."