Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ESPECIAL SPORTBUZZ!

Arsenal x Tottenham! Conheça um pouco mais sobre a rivalidade entre os dois clubes de Londres!

Tudo começou em 1913 com uma mudança de sedes e perdura até os dias de hoje!

Pedro Ungheria Publicado em 14/07/2020, às 10h26 - Atualizado às 11h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arsenal e Tottenham protagonizam uma grande rivalidade há 107 anos - GettyImages
Arsenal e Tottenham protagonizam uma grande rivalidade há 107 anos - GettyImages

O futebol é repleto de rivalidades! Os encontros entre clubes que possuem este tipo de classificação sempre costumam ter um pouco mais de emoção, seja dentro, ou fora dos gramados.

Quando falamos do esporte em questão e seus encontros mais eletrizantes, diversos jogos costumam vir em nossa mente, como Palmeiras x Corinthians, Boca Jrs x River Plate, Real Madrid x Barcelona e por aí vai. Só que existem outros que são tão fortes como os que citamos, porém, talvez sem o forte holofote das mídias acabam ficando exclusivas aos amantes dos envolvidos.

A Inglaterra, por exemplo, dona de uma das maiores famas de torcidas violentas, jogos eletrizantes e represálias fortíssimas dentro das quatro linhas, carrega não só o adjetivo de ‘berço dos Hooligans’, mas também, muitos clássicos que abrilhantam e tornam a Premier League cada vez mais disputada e adorada pelos amantes do futebol.

Já que estamos falando deles, que tal aprendermos um pouco sobre o famoso North London Derby? Você por acaso sabe as potências que protagonizam esta grande rivalidade? Se não sabe, agora saberá! Estamos falando da partida entre Arsenal x Tottenham, os dois clubes de Londres são responsáveis por um clássico que existe há mais de 100 anos.

Como tudo começou?

Arsenal x Tottenham (GettyImages)

A rivalidade veio à tona em 1913, quando o Arsenal se mudou para o norte de Londres, com isso, a sede dos Gunners ficou em Highbury, local que era muito próximo ao estádio do Tottenham, que já residia no local, o White Hart Lane. Porém, depois de seis anos de uma possível rivalidade que estava se criando, tudo ficou ainda mais intenso.

A famosa história das votações das vagas na primeira divisão inglesa, que determinava uma equipe de cada cidade, fez com que o Arsenal se mantivesse na elite e, consequentemente, os Spurs acabassem rebaixados.

Daí em diante, todo encontro entre os londrinos era visto com outros olhos.

Primeiro encontro:

A primeira vez que as equipes se encontraram foi antes mesmo de tudo acontecer, mais precisamente no dia 19 de novembro de 1887. Na ocasião, o Tottenham venceu a partida por 2x1, porém, os jogo sequer completou os 90 minutos. Uma deficiência na iluminação do estádio causou o término do jogo faltando 15 minutos.

Já pela Premier League, o encontro aconteceu anos antes do Arsenal se mudar para perto do Tottenham. Na ocasião, os Gunners venceram por 1 a 0 na partida que aconteceu no dia 4 de dezembro de 1909.

Goleadas:

Arsenal x Tottenham (GettyImages)

Atualmente, depois da partida que aconteceu no último domingo, 12, pela Premier League, o número de vitórias segue em disparada para o lado do Arsenal. Ao todo, são 77 vitórias dos Gunners contra 59 dos Spurs.

A maior goleada, por parte do Arsenal, aconteceu em 1935, quando venceu por 6x0. Já no lado do Tottenham foi em 1911 e 1983, quando conseguiu repetir o placar de 5x0 contra os rivais.

Já a partida mais disputada e com maior números de gols foi em 2004, quando os 90 minutos acabaram e o placar estava em 5x4 para o Arsenal.

Público:

Por mais que tenham uma diferença considerável de público. Os times já conseguiram lotar grandes estádios. No campeonato inglês de 2018, o recorde ficou na conta dos Spurs, que colocou 83.222 pessoas no Estádio de Wembley. Já no mando do Arsenal, o maior número de torcedores aconteceu em 1951, no Estádio de Highbury, quando colocou 72.164 pessoas nas arquibancadas.

Brigas conhecidas:

Arsenal x Tottenham (GettyImages)

Em 2001, a transferência do zagueiro Sol Campbell para o Arsenal custou mais do que caro. Apelidado de 'Judas' pela torcida dos Spurs, o craque viu milhares de camisas com seu número e a 'nova nomenclatura' estampada. Além disso, ele também sofreu com vaias, ofensas e muitas faixas de protesto por parte das torcidas.

Já um exemplo mais recente, foi de Emmanuel Adebayor. O craque, que chegou ao Tottenham em 2011, após ter jogado pelo Arsenal durante três anos, não soube o que era tocar na bola sem ouvir fortes vaias das arquibancadas do Emirates Stadium.


5 itens de times internacionais que todo amante do futebol vai querer ter

1- Camisa Juventus 1985 Retrô - https://amzn.to/2JeQQgo

2- Caneca Scandinavia Real Madrid - https://amzn.to/2oh7iWs

3- Porta Tênis c/ 2 divisões Manchester City - https://amzn.to/32GlAin

4- Funko Pop! Paris Saint-Germain Kylian Mbappé - https://amzn.to/2pJkLGO

5- Bola Bolsa Esportiva Barcelona - https://amzn.to/2MGSGsQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.